NC/Urbi et Orbi


O objectivo do Governo é tornar a gestão do Hospital mais responsabilizada, com mais ganhos para a saúde

O Hospital da Cova da Beira, na Covilhã, é uma das dez unidades de saúde no País que vai passar a ser controlada directamente pelo ministério da Saúde. A novidade é avançada pelo DN, de segunda feira, 27, que menciona que também os hospitais de Santa Maria, São José, Universitários de Coimbra, São João, Santo António e Braga irão passar a ser geridos desta forma inovadora.
Segundo o DN, o Hospital Cova da Beira passa para este tipo de gestão, muito pelo facto de ter uma função universitária. O objectivo desta medida é encetar experiências que permitam uma gestão diferente e mais responsabilizada por parte das administrações hospitalares e dos próprios directores. As metas a atingir são o maior controlo de horas extraordinárias e da produtividade, redução do absentismo e melhor organização do funcionamento dos serviços e dos recursos humanos. Cada um dos dez hospitais seleccionado será analisado, de modo a se encontrarem as soluções mais adequadas para a prática de ganhos na saúde.
O que se pretende é dar mais autonomia a estas unidades, para haver uma maior racionalização dos meios e mais qualidade. Esta medida será aplicada através da delegação de competências nos secretários de Estado que constam num despacho assinado desde o dia 6 de Maio, mas que ainda não foi publicado em Diário da República. Para o director do Hospital Cova da Beira, João Casteleiro, em declarações à Rádio da Covilhã, esta medida não é mais que o reconhecimento do papel importante que o ensino tem nestes hospitais.
Também na Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) há novidades. Saiu José Cabeças e o novo presidente é agora Fernando Andrade, médico e ex-deputado do PSD pelo círculo de Viseu.