Municípios de montanha reúnem na Covilhã
Problema da barragem e das Penhas vai chegar a Isaltino Morais

Rui Pires
NC/Urbi et Orbi


O problemas relativo à construção da barragem das Penhas, bem como a requalificação da zona das Penhas da Saúde, irão ser hoje, sexta-feira, 31, debatidos pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, e o ministro das Cidades, Ordenamento e Território, Isaltino Morais. Foi esta a garantia deixada pelo autarca na segunda feira, 27, num hotel da cidade no qual decorreu o encontro da Associação dos Eleitos de Montanha, uma reunião que contou com a presença do Delegado Geral da AEM, Jean-Jacques Fix, bem como de vários municípios.
No final, Carlos Pinto mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos nesta reunião. Dos temas em discussão salientou a importância da identificação e resolução de problemas específicos, que afectam sobretudo os municípios de montanha. Quer esses problemas sejam de ordem sócio-económica ou de infra-estruturas.
Um dos aspectos mais relevantes que esteve em agenda, e a ter em conta, passa pela pretensão da associação em vir a obter aceitação e consagração por parte da Comunidade Europeia. O objectivo é o de haver a possibilidade de conseguir apoios financeiros para os associados. Desta reunião saíram também as datas dos próximos encontros que têm lugar já em Setembro e Outubro próximos. Em Setembro, Quito no Equador servirá de palco às comemorações do Ano Internacional das Montanhas. Em Outubro tem lugar a Assembleia Geral da Associação, para a qual já foram convidados os Municípios Portugueses de Montanha.