Por Viviana Vieira


A futura pousada deverá estar concluída em 2004

Em reunião decorrida na passada quarta feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Almeida, sossegou os presidentes da Câmara da Covilhã e da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), ao garantir que a obra de recuperação do antigo Sanatório vai ser concretizada. Pedro Almeida garantiu que o concurso público internacional para a construção da pousada da Enatur da Serra da Estrela será lançado ainda durante o mês de Junho. Deste modo ter-se-ão dissipado as dúvidas e incertezas levantadas pelos sucessivos atrasos na abertura do concurso
No entanto o titular da pasta do Turismo, advertiu que o projecto do empreendimento, da autoria de Souto Moura, vai sofrer algumas alterações.
"Nas próximas semanas, antes da abertura de concurso, terá lugar uma reavaliação do empreendimento", explicou Jorge Patrão. A "única concessão ao projecto é a de passar o health club", previsto para o subsolo da zona envolvente, "para dentro do edifício de forma a não encarecer a obra".
A Pousada da Serra da Estrela terá um total de 56 quartos dos quais 35 serão duplos, 16 suites e uma suite presidencial no último piso.
Segundo os responsáveis da Enatur, a obra deverá estar pronta no primeiro semestre de 2004. Orçado em 10 milhões de euros, o empreendimento consiste na remodelação do antigo Sanatório dos Ferroviários, na Serra da Estrela, numa das pousadas de referência nacional da Enatur.
No final do encontro com o Secretário de Estado do Turismo, o presidente da RTSE, afirmou que "esta é a reviravolta definitiva", depois de nos últimos meses o lançamento do concurso público internacional ter vindo a ser sucessivamente protelado.