Guarda
Festival de novas músicas com nomes sonantes

Por Victor Amaral


O Festival de Novas Músicas - Ó da Guarda e um ciclo de cinema mudo com música ao vivo, entre a publicação de mais uma revista Praça Velha, são as grandes apostas culturais do mês de Junho, na Guarda.
O primeiro evento, pioneiro em Portugal ao nível da divulgação de novas músicas, acontece nos dias 14,15 e 16 e conta, entre outros, com dois nomes sonantes. Nada mais nada menos que o saxofonista londrino John Butcher e o compositor e percussionista norte-americano Gerry Hemingway. Com eles, que se deslocam a Portugal exclusivamente para o Ó da Guarda, o festival "é colocado nos roteiros internacionais", nota Américo Rodrigues, animador cultural na Câmara da Guarda, organizadora do evento, que já se firmou local e nacionalmente.
Mas outros nomes se juntam, em quatro dias de concertos, entre os quais o italiano Riccardo Massari cujo trabalho de compositor e performer de música electrónica ao vivo tem tido grande impacto. O músico orienta ainda, dia 15, uma oficina de improvisação destinada a todos os músicos interessados.
Seguem-se outros ingredientes da música alternativa, em concreto do que se faz em Portugal, com o projecto "ZZZZZZZZZZZZZZZZZP!", da dupla Miguel Sá e Miguel Carvalhais, os "TELECTU" formado por Jorge Lima Barreto e Victor Rua e o trio composto pelos portugueses Nuno Rebelo, Marco Franco e o japonês Kato Hidehi, a viver em Nova Iorque.
A novidade, a abrir o festival, dia 14, é a estreia absoluta de "Ó - Colectivo de Improvisação da Guarda", que junta músicos versáteis de gerações e sensibilidades diferentes, ligados à cidade mais alta. São eles, Alexandre Gamelas, Carlos Barreto Xavier, Gilberto Costa, José Tavares, Luís Andrade, Rogério Pires e Victor Afonso.
Trata-se, segundo Américo Rodrigues, de uma ideia que pode desenvolver-se noutras áreas artísticas, no sentido de criar forças comuns de produção cultural flexíveis, com o selo da Guarda, em itinerância pelo país.