A Eco Maratona Shell em 2000

A equipa que representa a UBI nas provas da Eco Maratona Shell regressou ontem da prova que decorreu em Nogaro, França.
Pela primeira vez desde que a equipa participa nesta prova, o carro da UBI conseguiu chegar ao fim sem dificuldades, "apesar de todos os problemas que a viatura actual tem, uma vez que deriva do molde inicial, muito pequeno, e que tem um motor cuja cilindrada é muito baixa para este tipo de provas", explicou um elemento da organização.
A pilotar o carro desta vez esteve uma aluna de Engenharia Aeronáutica, com "condições únicas para esta viatura", ou seja, menos de 1,67 m de altura e peso compatível com o mínimo permitido e que fez "um trabalho excelente".
Para a concretização deste projecto contaram com o apoio da UBI-Engenharias, à semelhança dos anos anteriores, apesar deste ano ter sido "muito reduzido devido às dificuldades financeiras que se atravessam".
A equipa composta por sete elementos, entre alunos e docentes das licenciaturas em Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica, prepara-se agora para partir para Bruxelas, onde participará na Eco-Maratona que se realiza nesta cidade entre os dias 28 de Junho e 1 de Julho e para a qual está já em fase de preparação.
"Estamos a desenvolver uma nova viatura que contamos testar ainda este ano", refere Luís Mesquita Nunes, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica e membro da equipa. "O projecto da carroçaria está a ser feito no âmbito do projecto final de curso de alunos de Engenharia Aeronáutica", explica, e apela, "precisamos urgentemente de um trabalho semelhante para o desenvolvimento de um banco de ensaio de motores e de outro para aquisição e transmissão de dados, cujo sistema de injecção está já montado e a trabalhar no motor do novo carro".