de Pedro Almodóvar

com



Fala com ela retrata a amizade de dois homens, fala sobre a solidão e sobre a convalescência demorada das feridas provocadas pela paixão. É também um filme sobre a comunicação e a incomunicação dos casais nos tempos que correm. Fala sobre o cinema como tema de conversa e de como os monólogos perante uma pessoa silenciosa podem ser uma forma eficaz de diálogo e de como o cinema, contado em palavras, pára o tempo e se instala na vida de quem o conta e de quem o escuta.
Benigno (Javier Cámara) é um jovem enfermeiro que cuida de Alicia (Leonor Watling), uma linda bailarina em estado de coma. Marco (Dario Grandinetti) é escritor e faz companhia a Lydia (Rosario Flores), sua noiva, toureira, também ela em coma depois de colhida em plena arena por um touro durante uma corrida. Os dois homens, que se cruzam diariamente na clínica, acabam por se conhecer e desenvolver uma forte amizade que perdura. Na suspensão do tempo entre as paredes da clínica, a vida destas quatro personagens flui em todas as direcções, passado, presente e futuro, arrastando as quatro para um destino inesperado.
Há uma afectividade que brota dos personagens e desta vez são os homens que protagonizam a história, e não as mulheres, como habitualmente acontece nas películas de Almodóvar.
Ora com humor, ora com dramatismo, Pedro Almodóvarapresenta um filme onde se assiste a uma evolução do trabalho do realizador, cada vez mais apurado, que não deixa de nos surpreender.