Covilhã tem novas taxas de urbanização e edificação
Torre de Santo António vai ser demolida

Por Ana Maria Fonseca


Na sessão de Câmara realizada na passada sexta feira, 7, o executivo aprovou novas taxas de urbanização e edificação para o concelho.
"Há uma revisão geral de todo o enquadramento de taxas e licenças face à nova legislação e também uma revisão dos custos de construção no nosso concelho, com a criação de uma novidade que é considerarmos dois grandes níveis de taxas e licenças", explica Carlos Pinto. Assim, o nível um servirá para o núcleo urbano, o núcleo da Covilhã e zona envolvente, e depois o nível dois, de taxas de menor custo, para quem construir nas zonas rurais. "Portanto, nas freguesias rurais vai ser mais barato construir do que era antes, e é mais barato do que construir na cidade", sublinha o autarca.
Na mesma sessão o executivo deliberou "oficiar o proprietário dos terrenos onde se encontra situada a Torre de Santo António, no sentido da recusa da revalidação da licença para aquele edifício e ao mesmo tempo deliberou notificar os proprietários para procederem à demolição daquele edifício", afirmou o presidente da autarquia covilhanense. A Câmara vai aceitar o estudo e a análise de um projecto que permita a utilização do espaço envolvente. Cabe ao proprietário, uma entidade bancária, "apresentar um projecto de loteamento, com moradias e blocos de pequeno porte, não ultrapassando os dois, três pisos", explica o edil, acrescentando que "a câmara posicionou-se quanto à recusa daquele edifício ser acabado e defendendo a sua demolição".