Praia fluvial do Dominguiso recebe evento nos dias 21, 22 e 23
I Festival de Rock no Rio Zêzere

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A banda portuguesa Despe & Siga é uma das atracções principais do I Festival Rock Zezêre. Durante os dias 21, 22 e 23 de Junho a praia fluvial do Dominguiso vai ser o palco de um concurso de bandas rock. Full Flavour, de Minde (Santarém), Just e Spoken Rage, da Covilhã, Mind Yard e Nerva, de Castelo Branco e os Moços do Adro, de Idanha-a-Nova são os grupos que abrem o Festival, logo no dia 21, sexta-feira. A banda vencedora tem a possibilidade de gravar um CD nos estúdios do Cybercentro, enquanto que as restantes recebem prémios monetários. A noite continua com os Ars Nova. Jerónimo & Cro-Magnon e a banda nacional Despe & Siga faz as honras no sábado, 22. O evento termina a 23 com o Festival de Tunas. Já no final dos espectáculos, há discoteca ao ar livre. O público pode ainda usufruir dos bares, balneários, espaço de estacionamento e ainda acampar no local nos dias que dura o Festival.
Organizado pela Junta de Freguesia do Dominguiso, o evento está orçado em 50 mil euros (cerca de 10 mil contos) e pretende impor-se como uma referência a nível regional no que toca à realização de festivais musicais de Verão. "A continuidade ou não deste projecto depende do impacto que causarmos nesta primeira edição", afirma Nuno Pais, um dos membros da organização. O local também foi escolhido com esse propósito, o de atrair um público que só visita a freguesia durante o Inverno, resultante da sua localização geográfica com a Serra da Estrela. Porém os objectivos não se esgotam por aqui. Proporcionar às camadas jovens um evento cultural anual, oferecer uma alternativa à ocupação dos tempos livres, divulgar e projectar novas bandas regionais e quem sabe ascender à categoria de alguns dos mitícos festivais nacionais, como Paredes de Coura ou Vilar de Mouros, são outros dos objectivos que a organização quer almejar.
A iniciativa contempla, além da actuação das bandas, actividades radicais, tais como salto invertido, parede de escalada, slide, rappel, tiro com arco e caiaque. Quanto a afluência, a organização pretende atrair o maior número de pessoas, "até porque a realização de outras edições também está dependente disso", explica Nuno Pais.
Além de tudo isto, a promoção do Vale do Zêzere e freguesias ribeirinhas dos concelhos da Covilhã e Fundão e dar a conhecer as suas potencialidades turísticas também são vistas como metas a atingir pela organização do I Festival Rock Zêzere.