Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


A quinta edição da Meia Maratona da Covilhã pôs mais de 200 atletas a correr nas ruas da cidade

Jorge Pinto foi o grande Vencedor da quinta edição da Meia Maratona "Cidade da Covilhã". O atleta do Sequeirense FC, que durante grande parte do percurso liderou um grupo de nove "fugitivos", acabou por arrancar para a vitória no último terço do percurso juntamente com o seu companheiro de equipa, José Andrade. Nos últimos três quilómetros, no entanto, Paulo Gonçalves, do CDC Pinheiro, vencedor da última edição, enceta uma espectacular recuperação, ultrapassa Andrade, mas já não tem tempo para questionar o domínio de Pinto, cuja vitória ajudou a classificar a equipa como o melhor conjunto em prova.
Na classe de Veteranos I, o destaque vai para o triunfo de Bernardino Costa, da Portugal Telecom (PT), seguido de Luís Costa, da Jonhson Controls, e de Luís Mendonça, do CDC Pinheiro. Nas categorias II, III e IV, a vitória sorriu, respectivamente, ao covilhanense Evaristo Baptista, com as cores do CDC Pinheiro, António Henriques, de Mangualde, e João Soares, do GD Ribeirinhos. A o troféu para a melhor equipa acabou, tal como tem acontecido ao longo da corrente "temporada", nas mãos dos veteranos do GIR Rodrigo.
Nas corridas juvenis, o Desportivo da Mata dominou e somou mais dois troféus de melhor equipa à sua extensa colecção ao colocar dois atletas no pódio nas provas de Juvenis (Bruno Reis e Cláudio Pontífice) e Iniciados Masculinos (Nélson Correia e Tiago Patrício) e Iniciados Femininos (Tânia Porfírio e Joana Ferreira). No escalão de Infantis Masculinos, Rui Rodrigues foi o mais rápido e acabou por contribuir de forma decisiva para a vitória colectiva da sua equipa, o Académico dos Penedos Altos. Na vertente feminina, o GIR Rodrigo foi superior ao colocar duas atletas (Diana Pinto e Tânia Figueira) nos primeiros lugares do pódio.
Mais participada que nas anteriores edições, a V Meia Maratona contou com a inscrição de 215 atletas de todo o País. Facto que deixa Carlos Silva satisfeito, apesar de reconhecer alguns incidentes desagradáveis como a existência de carros no percurso que, no entanto, não tiveram influência no resultado final. O presidente do Académico dos Penedos Altos, entidade organizadora, acredita que a prova "está a cada vez melhor" e já pensa numa "corrida nocturna", sem descurar a organização da Meia Maratona.