Comemoração dos 75 anos dos Voluntários do Fundão
Secretário de Estado
quer criar novos cursos de Bombeiros

A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Administração Interna, Pais de Sousa, no domingo, 2, no Fundão. Em dia de festa, a corporação do Fundão recebeu uma nova viatura.

NC/Urbi et Orbi


"Temos de intensificar a componente prática na vertente da segurança contra incêndios com a criação de novos cursos na Escola Nacional de Bombeiros". A declaração é do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Luís Pais de Sousa, durante a cerimónia de comemoração dos 75 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão, no último domingo, 2. Luís Pais de Sousa escolheu a data para anunciar, pela primeira vez, as medidas que o Governo tem em mente para os bombeiros e que passam por recuperar o espiríto voluntário, repensar o estatuto social do bombeiro e criar um sistema nacional que vise a implementação das medidas de segurança contra incêndios. Para além disso, Pais de Sousa quer uma "atenção especial ao equipamento de protecção individual, sobretudo nos usados no combate aos incêndios urbanos e industriais". O governante deu ainda a conhecer a intenção do Executivo em realizar um encontro na Figueira da Foz onde vão ser discutidas propostas para este sector.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses também não deixou de elogiar a corporação e o valor do voluntariado, distinguindo-a com a medalha de ouro por serviços distintos. Opinião partilhada pelo edil fundanense, Manuel Frexes, que reiterou, uma vez mais, o apoio da Câmara à Associação. Em dia de aniversário, os 31 presidentes das juntas de freguesia do concelho ofereceram uma nova ambulância à instituição. Mas a data também serviu para falar no futuro, o qual passa pela aquisição de uma viatura de desencarceramento e um pronto-socorro urbano, conclusão das obras do quartel da secção destacada de Três Povos e iniciar a construção das instalações destinadas a complementar a sede, num terreno cedido pela autarquia na zona industrial da cidade.
O dia ficou igualmente marcado pela tomada de posse dos novos elementos do Comando. Miguel Campos preside à Direcção, José Correia é o segundo comandante, enquanto que António Martinho e António Eduardo Martins ocupam o cargo de adjuntos de comando. Os bombeiros do Fundão viram ainda o seu nome e trabalho reconhecidos e perpetuados num monumento erguido no Largo de São Francisco.