Por Ana Maria Fonseca


Nelson Trindade, durante a conferência

Nelson Trindade, sociólogo e professor de educação física, veio à UBI falar sobre uma nova actividade: formar gestores através do desporto. As técnicas de Outdoors foi o tema que debateu perante um anfiteatro repleto de alunos de Ciências do Desporto na passada quinta feira, 6.
"Estas técnicas são formações dadas, como o nome indica, no campo, fora de portas e implicam movimentação em espaços abertos", explica Nelson Trindade. Os gestores são ensinados a resolver problemas e encarar novas situações através do desporto.
A empresa onde Nelson Trindade trabalha cria problemas de movimentação e actividades em espaços abertos para dar formação em gestão. "Utiliza-se o desporto para viver situações de desafio que orientam para uma formação em gestão. É a gestão que procura o desporto para dar um tipo de formação diferente", esclarece Nelson Trindade.
A corrente desta pedagogia experiencial da actividade para a aprendizagem começou em Inglaterra, mas a metodologia tem várias variantes, nomeadamente em Portugal.
O público alvo destas formações outdoors são grupos de gestores, cargos administrativos, directores e chefias intermédias e a formação dura em média dois dias e meio.
Este método inovador "é eficaz na medida em que se utiliza a actividade da área dos participantes, através de uma área de trabalho diferente da que usam normalmente", salienta Nelson Trindade. "É um meio privilegiado para incidir numa área como a gestão. No fundo é utilizar o desporto para ensinar gestão", conclui.