ghost world



de Terry Zwigoff





Baseada numa célebre BD de Daniel Clowes, esta comédia de Terry Zwigoff, é um retrato desconcertante da vida de alguns desadaptados da sociedade.
Apoiado num sentido de humor que por vezes toca o cruel, "Ghost World" conta a história gira de duas amigas, Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson), prestes a entrar no mundo dos adultos. Desencantadas com o mundo que as rodeia, divertem-se a atormentar um jovem empregado de uma pequena loja de conveniência e a praticarem outras actividades que nada mais são do que uma forma de subsistir ao marasmo em que vivem.
Para cúmulo, e que vai causar alguma ruptura na amizade de ambas as jovens, Enid acaba por se interessar por um outro desadaptado, um quarentão desinteressante e cuja principal faceta da sua personalidade é a de coleccionador de discos de vinil.
Este é um filme que fala de gente marginal. De gente que têm consciência dessa marginalidade, mas que é incapaz de lutar contra aquilo em que não acreditam e tornar o seu mundo mais atractivo. É uma incursão pelas raízes do cinismo moderno e dos perturbadores mecanismos sociais do mundo moderno.