Está patente no edifício Arte e Cultura uma exposição alusiva aos 10º aniversário da EPABI
EPABI comemora 10 anos
8º Ciclo de Concertos até 21 de Julho

Apesar da falta de apoios para as comemorações do 10º aniversário da EPABI, a realização do 8º Ciclo de Concertos, com "a prata da casa" mantém a qualidade de anos anteriores, assegura Paula Ramos, directora Pedagógica da Escola.


Por Ana Maria Fonseca


A Sinfonia dos Brinquedos, de Leopold Mozart, foi o primeiro dos muitos concertos que poderão ser vistos até dia 21 de Julho, no âmbito do 8º Ciclo de Concertos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI). O certame começou no passado domingo, 16 e prolonga-se por mais de um mês com provas de aptidão dos alunos da Escola Profissional e com a II Temporada Clássica da Covilhã.
No próximo dia 21 de Junho, sexta feira, o Grupo de Metais do Seixal actua no Teatro-Cine, local onde decorrem todos os concertos do ciclo. Segue-se no dia 28, também sexta feira, um concerto de piano a quatro e seis mãos, por três pianistas da EPABI animado por uma sessão especial de cinema.
Haverá ainda um concerto de antigos alunos de metais, no dia 5 de Julho, que constituirá um dos momentos altos do ciclo.
"Este ano o ciclo reveste-se de um carácter particular porque se comemoram os 10 anos da EPABI", afirma Paula Ramos, directora pedagógica da Escola. Para comemorar esta data está patente desde ontem, segunda feira no edifício Arte e Cultura uma exposição sobre instrumentos leccionados na EPABI, bem como de cartazes que ilustram o percurso da instituição. "Este ano seria lógico e normal que o Ciclo de Concertos não fosse igual ao dos outros anos, mas infelizmente temos que reconhecer que estamos a atravessar um período difícil", explica Paula Ramos. Os responsáveis asseguram que, durante o ano haverá eventos comemorativos do 10º aniversário.
Apesar de não faltar boa música durante mais de um mês de concertos, há concertos que não se realizam "porque não há apoios", diz a directora pedagógica. Por isso, o ciclo será feito, basicamente, com "a prata da casa", concretiza. Embora seja "o ciclo possível e não o ideal" a qualidade "não será inferior porque os alunos não vão deixar", assegura.
As provas de Aptidão Profissional (PAP) são executadas pelos alunos finalistas dos cursos básicos de instrumento e cursos de instrumento.
Estas provas realizam-se durante a tarde, variando entre as 15 e as 18 horas, e os concertos da Temporada Clássica decorrem à noite.
Nesta iniciativa conjunta entre a EPABI e o Cineclube da Beira Interior, os bilhetes gerais, que dão acesso a todas os espectáculos custam 20 euros e os bilhetes individuais para cada concerto variam entre os 2 e meio e os 5 euros.
Agora que "a situação financeira da escola está estabilizada", afirma o director geral da EPABI, João Nuno Saraiva, o próximo passo será encontrar um espaço para albergar as instalações da escola que o Ministério da Educação considera impróprias.