António Leitão está disponível para ajudar à constituição da Casa do Benfica do Teixoso
Teixoso quer ter Casa do Benfica
"O menino começa a andar"
- afirma António Casteleiro, membro da Comissão Instaladora

Três centenas de benfiquistas respondem à chamada e enchem o Salão Nobre da sede do Desportivo Teixosense. A adesão surpreende a organização, que já planeia a constituição de uma futura Casa do Benfica.


Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Mais de 300 benfiquistas encheram por completo o Salão Nobre da sede do Grupo Desportivo Teixosense. Um convívio que contou ainda com a participação de Maria do Rosário Pinto Rocha, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, e de duas glórias do clube da águia, Humberto Fernandes e António Mendes, campeões europeus em 1962.
O número de participantes, revela António Casteleiro, membro da organização, "superou as expectativas mais optimistas". Agora, e "depois de tomar o pulso aos benfiquistas da vila", a organização, embora reconheça ser "prematuro falar nisso", já pensa na futura Casa do Benfica do Teixoso. Este, revela Casteleiro, "foi o primeiro passo. O menino começa agora a andar. O projecto vai começar agora a ser desenvolvido e a Comissão Instaladora já tem reunidas algumas condições para poder avançar". De qualquer modo, contuinua, "vamos ter muita calma, até porque ainda falta muita coisa e, se não for possível ter uma Casa do Benfica, vamos lutar pela constituição de um Núcleo do clube no Teixoso". A Comissão benfiquista pretende, com a criação da filial, dinamizar o desporto e a cultura e, para tal, convida a população local e empresarial, a "comparticipar com o que puder para concretizar os objectivos".
Presente no convívio, o presidente da Casa do Benfica do Fundão, António José Leitão, diz acreditar no projecto e pede aos responsáveis para não se ficarem apenas pela Comissão Instaladora. Na opinião do dirigente encarnado, "o Teixoso tem o direito e o dever de ter uma Casa do Benfica, e os colegas do Fundão estão dispostos a ajudar".
Leitão aproveita ainda a presença dos dois representantes da "casa mãe" para enviar algumas farpas à direcção. Segundo o líder dos encarnados fundanenses, "é importante que os dirigentes do clube também se desloquem ao Interior, não para contribuirem financeiramente, mas para transportar a mística benfiquista". Algo que, conclui, "as sucessivas direcções ainda não compreenderam". Uma reclamação que Humberto Fernandes e António Mendes consideram justa e da qual prometem fazer eco no Estádio da Luz.