XI Jornadas da Associação Médica do Centro realizaram-se, pela primeira vez, na UBI
Jornadas da Associação Médica da Zona Centro realizam-se na UBI
Medicina na UBI "é mais valia para a saúde de todo o País"- diz o director da Administração Regional de Saúde do Centro, Fernando Andrade

O novo director da Administração Regional de Saúde do Centro, presente na Abertura das Jornadas da Associação Médica dos Hospitais da Zona Centro já tem prioridades estabelecidas. Fernando Andrade quer a saúde do Centro mais humanizada e acolhedora e os profissionais mais motivados..


Por Ana Maria Fonseca


"Entendo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro como tendo seis distritos, 110 Centros de Saúde, 700 extensões, 31 hospitais, esta é a maior região de saúde do País. Tem qualidades e pessoas ímpares, capazes de fazer progredir a saúde. O espírito beirão é um espírito generoso, lutador, motivado, e com ele seremos capazes de melhorar a saúde da nossa região". Estas foram algumas das palavras proferidas por Fernando Andrade, na abertura das XI Jornadas da Associação Médica dos Hospitais Distritais do Centro, que se realizaram na UBI, durante a passada sexta e sábado, 15 e 16, onde se debateram algumas questões actuais que preocupam os profissionais de saúde: os diabetes, os acidentes vasculares cerebrais e as alternativas ao sangue e derivados.
Interessado no método de ensino inovador praticado na licenciatura em Medicina, Fernando Andrade disse que esta licenciatura "é uma mais valia para a saúde de todo o País. Este modelo terá obrigatoriamente de ser imitado porque me parece um modelo de excelência, em termos de ensino, objectivos, avaliação e planeamento", acrescentou.
Em termos de objectivos, as prioridades de Fernando Andrade à frente da ARS do Centro passam por humanizar e acolher melhor os doentes nas unidades de saúde. "Nesta primeira fase, a humanização para mim é muito importante e vamos apostar bastante no acolhimento e na recepção dos doentes. Queremos tornar mais fácil, mais acolhedor e mais humano a recepção e o acolhimento, menos burocrático, mais humanizado, de acordo com as necessidades das pessoas", explicou.

Motivar profissionais é uma prioridade

A motivação é outro dos seus objectivos. "Um hospital só funciona com recursos humanos motivados, é a parte essencial do hospital. É essa motivação que não permite que ninguém se exclua nem seja excluído", defendeu.
O recém empossado director esteve na Covilhã naquela que foi a primeira aparição oficial deste cargo, acompanhado por várias entidades que presidiram à abertura das jornadas. O reitor da UBI, Santos Silva, o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, o representante do Bastonário da Ordem dos Mádicos, Reis Marques, o presidente da Comissão Instaladora do Centro Hospitalar da Cova da Beira, João Casteleiro e a representante da Sub Região de Saúde de Castelo Branco, bem como o presidente de honra das jornadas, o médico Ferreira Pinto.