Futuros professores de português debatem a sua formação
Reflexão sobre estágios
Alunos de Letras preocupados com o futuro

Os alunos de Língua e Cultura Portuguesas (LCP) participaram em peso na primeira Jornada onde foi feita uma reflexão sobre o futuro profissional destes jovens.


Por Catarina Rodrigues


A I Jornada de Reflexão sobre os Estágios dos Cursos de Letras da UBI, realizada no passado dia 14 de Junho, permitiu uma troca de ideias entre alunos, professores e orientadores de estágio. Tentar evitar erros cometidos no passado foi o principal objectivo do encontro.
O ano lectivo que está agora a terminar foi o primeiro de estágio para os alunos de LCP. Antonieta Garcia, presidente do Departamento de Letras, alertou para a necessidade de uma melhor articulação entre os alunos em fim de licenciatura e as escolas onde vão trabalhar. A inexistência deste contacto foi uma das principais críticas apontadas pelos estagiários. A responsável pelo Departamento apelidou esta situação de "casamento imperfeito", já que a relação prévia entre os alunos e a escola foi praticamente nula.
Os futuros professores de Português presentes na jornada participaram activamente no debate. Falaram do medo que estão a sentir do estágio e da incerteza do futuro porque passar de aluno a professor não é tarefa fácil. Luís Miguel, aluno de LCP, refere que "seria importante os alunos terem acesso às escolas para descobrir a melhor forma de trabalhar com a gente que os espera".
Antonieta Garcia pediu aos futuros professores que fossem inventivos e criativos. Para a presidente do Departamento de Letras "preparar os alunos para o dever é fundamental".

Reestruturação do curso

Os alunos de Língua e Cultura Portuguesas pediram neste encontro a reestruturação da licenciatura. "Há cadeiras que deixam muito a desejar, nomeadamente a nível de gramática", afirma Luís Miguel. Esta questão é importante porque os estagiários vão lidar com o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade onde a gramática predomina. Os professores têm também algumas propostas a apresentar face à reestruturação do curso. O docente Alexandre Luís salienta que "os alunos terminam a licenciatura com um conhecimento muito deficiente da literatura portuguesa".
A reestruturação do curso e a articulação entre a universidade e as escolas foram temas que dominaram o debate. Mas, a reflexão estendeu-se também à importância da competência científica no desempenho de um professor de Português.