Por Catarina Rodrigues


Luta contra a pobreza reúne diferentes esforços e saberes

O melhoramento das condições de habitabilidade de quem mais precisa foi o principal tema debatido no workshop "Novas Abordagens de Análise e Intervenção Sócio-Habitacional". O evento decorreu no âmbito do projecto "Integrar para Desenvolver" realizado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e a Universidade da Beira Interior, nomeadamente o Grupo de Construção do Departamento de Engenharia Civil e o Centro de Estudos Sociais.
Estas entidades podem desenvolver um trabalho importante a nível da intervenção social e habitacional. Segundo José Ricardo Carvalheiro, do Departamento de Sociologia da UBI, "as condições de habitação constituem a face mais visível da pobreza". O docente de sociologia falou sobre as formas de combate à pobreza e à exclusão no interior rural.
Mas, a questão fulcral debatida no encontro, acabou por ser a forma através da qual o poder local pode contribuir para apoiar o sector social. A maior ambição deste projecto é conseguir novos direitos e mecanismos à escala municipal sem recorrer ao Estado Central. Paulo Fernandes, vereador na Câmara Municipal do Fundão, afirmou que "as autarquias têm competências, mas não dispõem dos meios necessários". O vereador foi confrontado com várias questões relativas à actuação das autarquias face aos problemas sociais, nomeadamente as políticas referentes à habitação.
João Lanzinha, do Departamento de Engenharia Civil da UBI, alertou para o facto de, para além de uma questão política, se tratar de uma questão de mentalidades.
No workshop foi possível partilhar a experiência vivida por alunos de Sociologia e Engenharia Civil que passaram da teoria à prática. Participaram em trabalhos de investigação e inspecção de edifícios em freguesias rurais.