"Just" foi o grupo vencedor do concurso de bandas
Rock Zêzere
Dominguiso no mapa dos festivais de Verão

O festival realizado nos dias 21, 22 e 23 de Junho reuniu música e actividades radicais num ambiente envolvido pela natureza. Continuar com o projecto que deu este ano os primeiros passos é um dos principais objectivos da organização.


Por Catarina Rodrigues


Cerca de cinco mil pessoas marcaram presença na primeira edição do Festival Rock Zêzere, adiantou a organização do evento. A praia fluvial do Dominguiso foi o local escolhido para a realização do festival que ao longo de três dias reuniu música, aventura e boa disposição.
O concurso de bandas revelação deu início ao festival na noite de sexta-feira. O grupo "Just" do Tortosendo saiu vencedor de um conjunto de seis bandas e ganhou a oportunidade de gravar um CD nos estúdios do Cybercentro da Covilhã. Os "Just" tiveram ainda a possibilidade de actuar na noite de sábado, a mais aguardada do festival, em que "Jerónimo & Cro-Magnon" e os "Despe & Siga" subiram ao palco. Após os concertos, a música continuou na discoteca ao ar livre montada no recinto. No domingo, dia do adeus, teve lugar um encontro de Tunas e uma mega sardinhada.
Para além da música existiu todo um conjunto de actividades radicais localizado no amplo espaço da praia fluvial. Salto invertido, slide, rappel e caiaque fizeram as delícias de muitos participantes.

Uma ideia que vem de longe

A ideia de realizar um festival de música no Interior surgiu há alguns anos atrás a partir da iniciativa de um grupo de cinco amigos. O apoio de toda a população jovem do Dominguiso foi importante para avançar com o projecto que contou com a organização da Junta de Freguesia daquela localidade.
A realização do Festival só foi possível este ano devido ao facto das obras na praia fluvial terem terminado no passado mês de Setembro.
Nuno Ezequiel, membro da organização, salienta a importância da primeira edição e acrescenta que "causar impacto é fundamental para a continuidade do festival".
O objectivo principal é, para Nuno Ezequiel " fazer do Rock Zêzere um festival de referência nacional" como já acontece com Vilar de Mouros, Paredes de Coura e Zambujeira do Mar. A oferta de acampamento foi uma forma de atrair participantes.
A iniciativa que partiu de cinco amigos acabou por envolver mais de cem pessoas em bares, segurança e em todo o trabalho necessário no terreno.