Por Ana Maria Fonseca


Uma imagem da simulação que mostra um virtual teleférico na Covilhã

Simular o futuro teleférico da Covilhã em três dimensões é o objectivo do filme realizado por um técnico de informática do Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA) em parceria com um aluno da licenciatura em Design Multimédia.
Baseado em imagens reais às quais foi acrescentada uma animação em três dimensões, o filme de aproximadamente dois minutos tenta enquadrar o teleférico simulado na realidade da cidade neve.
Rui Garcia, técnico do CREA e Hélder Tomás, aluno de Design Multimédia, basearam-se unicamente no conhecimento que tinham: o ponto de partida e o de chegada do teleférico, da Estação de Camionagem aos Penedos Altos. A partir daí fizeram "mais ou menos uma linha recta com os quatro pilares de sustentação da estrutura".
Primeiro foi feita uma recolha de imagens reais a que se adicionaram as imagens tridimensionadas feitas em computador, depois de uma pesquisa sobre o design das "gôndolas", nome que designa as cabinas de transporte de passageiros, e dos pilares de sustentação. "É quase como uma colagem", explicam.
Agora vão ser feitos alguns melhoramentos ao projecto e, de seguida, partir para novas experiências. Vão ser acrescentadas pessoas reais dentro das gôndolas virtuais, através do recurso a técnicas cinematográficas. Interessa chegar a uma simulação que se assemelhe à realidade o mais possível "é preciso o mínimo de distinção e o máximo de integração".
O próximo projecto será recolher imagens de vários pontos da UBI, nomeadamente do Departamento de Comunicação e Artes e mostrar "os cantos da casa" através de um elemento estranho. A função deste próximo projecto prende-se com o aperfeiçoamento de conhecimentos. "O limite, neste momento é a nossa capacidade de aprendizagem e também o equipamento", dizem. O equipamento que existe neste momento para este tipo de trabalhos é " o mínimo necessário". No que respeita a vídeo estão bem servidos mas há limitações a nível da computação gráfica.
Depois de aperfeiçoado, o filme deverá ser mostrado à Câmara Municipal da Covilhã.