A marcha vencedora protagonizada pelos Leões da Floresta
14ª edição cresce em qualidade e público
Leões da Floresta vencem Marchas

O CCD Leões da Floresta venceu a edição 2002 das Marchas populares Cidade da Covilhã, marcadas pela qualidade e pela afluência de público.


Por Ana Maria Fonseca


O CCD Leões da Floresta venceu a 14ª edição das Marchas Populares cidade da Covilhã, pautadas, este ano, pelos milhares de pessoas que saíram à rua, durante o desfile que decorreu no centro da cidade e, no passado sábado, as entre quatro e cinco mil, segundo dados da organização, ao Estádio José dos Santos Pinto.
Qualidade, nos trajes, nas coreografias e nas músicas, marcaram também esta edição que teve como convidada, como já vem sendo habitual, a marcha lisboeta de Alfama e Fernando Mendes como padrinho do evento.
Apesar das dificuldades que os Leões da Floresta atravessam actualmente, nomeadamente no que respeita à sede social que não tem condições para ensaiar as marchas, saíram vencedores desta edição.
A marcha dos Leões demorou cerca de quatro meses a preparar. "É um evento que nos apraz trabalhar nele e que cada vez mais engrandece o nosso clube", diz António Alberto, presidente da colectividade, acrescentando que "Não tiro mérito a nenhuma das marchas mas penso que a nossa é sempre a mais massacrada, a que tem mais dificuldades, mas se calhar também é a que tem mais sabor nesta parte final".
António Alberto refere o "nível elevadíssimo" apresentado por todas as colectividades, salientando que quem ganha com esta qualidade é a cidade da Covilhã e que "cada vez mais temos de apostar neste evento".
Os Leões arrecadaram, no total, um prémio que ronda os cinco mil euros (mil contos), apesar de terem gasto 7500 euros (mil e quinhentos contos) na realização das marchas junior e senior.

"Uma aposta ganha por todas as colectividades"

Em segundo lugar do escalão adulto ficou o Oriental de São Martinho e, em terceiro, o Grupo Desportivo da Mata que obteve uma pontuação igual ao segundo classificado.
O Oriental de São Martinho venceu o escalão junior, seguido do Grupo Desportivo da Mata. Em terceiro ficaram as crianças do conservatório regional de Música da Covilhã.
No final de uma festa que durou cinco horas, o responsável pela organização, a cargo do Grupo Desportivo da Mata, Paulo Rosa, mostrou-se satisfeito com esta edição, fazendo um balanço positivo em que o objectivo principal, "transformar as marchas populares numa verdadeira festa popular" foi conseguido.
Agora interessa manter a tradição de um evento que, na sua 14ª edição "já se revelou como o que na Beira Interior traz mais pessoas à rua. Está a ganhar cada vez mais adeptos e cada vez o nível das marchas é melhor. Penso que é uma aposta ganha por todas as colectividades", conclui Paulo Rosa.