Por Ana Maria Fonseca



Mil e 300 crianças lotaram o Teatro-Cine na tarde de quarta feira durante o encerramento do projecto Cinescola

Levar as crianças do concelho da Covilhã ao cinema e mostrar como é feita a animação, proporcionando novas experiências e formando públicos é o resultado do projecto levado a cabo pelo Cineclube da Beira Interior em colaboração com a Câmara Municipal da Covilhã, o Cinescola.
Além da exibição de filmes em cada período escolar, a que assistiram os cerca de três mil alunos que compõe as escolas primárias do concelho, algumas crianças do quarto ano tiveram oportunidade de realizar curtas metragens de animação, apresentadas na tarde de quarta feira, 26, depois da exibição do filme "Monstros & Companhia".
"O objectivo principal é a formação de públicos. É importante habituar as crianças desde pequeninas a virem ao cinema e verem filmes diferentes, até para fugir um pouco àquilo que vêem na televisão", diz Leonor Pinto, responsável pelo projecto.
O balanço só pode ser positivo quando a iniciativa proporciona a muitos meninos o primeiro contacto com a sétima arte. "O balanço é muito positivo, as crianças estão muito satisfeitas, a maior parte delas nunca tinha tido uma experiência deste género, não só nos ateliês, mas muitas, sobretudo as mais afastadas da cidade, nunca tinham vindo ao cinema, por isso acho que foi uma experiência muito positiva e marcante para eles, que os vai incentivar para o futuro", salienta Leonor Pinto.
Além dos cerca de três mil alunos que assistiram às exibições, uma em cada período escolar, 250 alunos do quarto ano, de 12 escolas do concelho que aderiram ao projecto, tiveram oportunidade de realizar a sua "curta", com a ajuda de três técnicos do Cineclube que acompanharam os miúdos durante os ateliês de dois dias, realizados no Teatro-Cine.
"Nos ateliês aprendiam as bases do cinema de animação, percebiam como é que aparecia o cinema de animação, desde os brinquedos ópticos, até aos dias de hoje. Viram algumas curtas metragens de animação, depois pensaram na história que gostariam de contar, passavam-na para um strory board, fizeram os cenários e filmaram. Realizaram todas as etapas menos a montagem de imagem e de som", explica a responsável pelo projecto que promete voltar já em Setembro com a primeira iniciativa integrada no Imago 2002.
"Quando na Universidade se perspectiva uma licenciatura em Cinema, penso que este trabalho tem de ser feito, que é desde já e cedo criar neles o gosto pelo cinema. Estamos a formar público e quem sabe, futuros profissionais", comenta Maria do Rosário Rocha, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã.

 



Cinescola começa durante o Imago



A realizar-se de 30 de Setembro a 6 de Outubro, o IMAGO vai integrar um programa especial dedicado às escolas do concelho, marcando o início do projecto Cinescola para o ano lectivo 2002/2003.
Durante o Festival que tem lugar na Covilhã serão exibidas seis a oito curtas metragens especialmente escolhidas para agradar ao público mais jovem.
Este Programa Especial Escolas Primárias decorrerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de Outubro durante a manhã e com a duração de uma hora ( das 11H00 às 12H00).
O transporte dos alunos é da responsabilidade da organização, cabendo a cada aluno o pagamento de 0.50 Euros por sessão.