Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


A equipa responsável pelo tri-Campeonato Distrital

A Direcção do Estrelas do Zêzere homenageou na sexta-feira, 27, o plantel e a equipa técnica responsável pela conquista do terceiro Campeonato Distrital consecutivo em futsal feminino, com a entrega das faxas e dos trofeus ganhos na última temporada. Uma época que o técnico José Luís considera "positiva, apesar de a equipa ter ficado pelas meias-finais da Taça Nacional da modalidade".
A equipa já está a pensar na próxima época e os olhos estão, de novo, postos no acesso ao Nacional. Para tal, salienta António Manuel Pereira, presidente do clube, "é preciso continuar a trabaçlhar como até aqui, mas são necessários mais apoios". O dirigente realça o "empenho da equipa técnica e do plantel ao longo dos últimos três anos", mas avisa que "para se manter uma equipa deste nível, a participar regularmente em provas nacionais, é preciso um maior envolvimento, quer das empresas da região, quer das entidades que regulam a modalidade". Na opinião do presidente do Estrelas do Zêzere, "o futsal feminino precisa de ser mais acarinhado pela Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB)". O responsável lembra que, quando a AFCB lançou a modalidade, surgiram cerca de 10 clubes e que, agora, não restam mais de três. Facto que, segundo António Manuel Pereira, se deve ao facto de os clubes terem que pagar Taxa de Jogo, arbitragem e policiamento, para além das despesas de deslocação e treinos. Na opinião do dirigente, "a Associação devia comparticipar essas verbas até que a modalidade estivesse bem cimentada no distrito e, só então, cobrar as taxas respectivas para fazer face aos seus encargos".
Outra das lacunas com que se debate o clube é a falta de um pavilhão na freguesia. Este ano, lembra, "a Câmara da Covilhã pagou todas as despesas do gimnodesportivo do Dominguiso, mas ainda sobram as deslocações para os treinos e para os jogos". Por isso, continua, "um polidesportivo coberto na Boidobra é uma prioridade. Não só para dar melhores condições às modalidades já existentes, mas também para dinamizar novas actividades". Para além disso, conclui, "uma equipa que não perde jogos no distrito há quatro anos e que cede atletas à Selecção Nacional regularmente e uma freguesia que é das maiores do concelho, já mereciam ter um recinto próprio".