Valter Lemos não teme que os dois novos cursos não abram no Politécnico
Valter Lemos insurge-se contra ministro do Ensino Superior
"Parece que quer denegrir instituições da Beira Interior"- afirma o presidente do Politécnico

O presidente do Instituto Politécnico, Valter Lemos, diz que é falso que a instituição tenha cursos com menos de 10 alunos. Por isso, não entende as declarações de Pedro Lynce ao Público e diz que o Ministro deve ter algum problema com o Interior.


Por João Alves
NC/Urbi et Orbi


"É preciso criar alternativas. Temos cursos idênticos na Guarda, Castelo Branco e Covilhã, com meia dúzia de alunos. Temos que nos sentar a uma mesa e tentar salvar isto". Foi esta a declaração do Ministro da Ciência e Ensino Superior, Pedro Lynce, ao jornal Público (15 de Junho) que despoletou a revolta do presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Valter Lemos, que inclusive mandou um desmentido ao próprio Ministro e ao jornal de âmbito nacional.
Segundo Valter Lemos, é errado que um ministro da Tutela, "numa altura em que há candidaturas ao Ensino Superior, se refira a instituições, diga que há crise e escolha estas instituições, e não outras". Valter Lemos diz que a lista do ministério tem situações bastante mais graves, em locais como Coimbra e Lisboa, e que esta tomada de posição pode influenciar as escolhas dos alunos. "Não temos nenhum curso nesta situação. É absolutamente falso dizer que temos cursos com menos de 10 alunos. É grave citar as instituições e mais grave ainda é dizer uma coisa que não é verdade. Até parece que o senhor Ministro quer fazer uma campanha para denegrir as instituições da Beira Interior", afirma o presidente do Politécnico de Castelo Branco.
Valter Lemos diz que estas instituições de ensino não são as que maiores problemas têm e diz ser necessário repor a verdade dos factos. "Não consigo perceber qual o problema do senhor ministro com a Beira Interior. Nos outros sítios não há problemas? Devia era estar preocupado com Coimbra, por exemplo, onde tem cursos com um só aluno" afirma o responsável do IPCB.
O presidente do Politécnico diz ter dois novos cursos aprovados pelo Governo Anterior (Engenharia Biológica/Alimentar e Marketing), pelo que espera uma decisão favorável de Pedro Lynce. Ou não. "Não trazem um acréscimo de vagas, é uma reestruturação interna dos próprios cursos. Não temo pela aprovação, pois as portarias estavam assinadas e, se continuarmos num Estado de direito, as coisas seguirão o caminho normal" afirma Valter Lemos. Mas adianta saber que "houve uma recolha de portarias. Precisamos de saber pois estamos na altura das candidaturas" explica. O objectivo do Politécnico é que os dois novos cursos arranquem este ano.