Pedro Guedes de Carvalho
Pedro Guedes de Carvalho doutorado em Economia
Método inovador apresentado na UBI





Redes Institucionais, pequenas cidades e competitividade territorial, Análise de Redes na quantificação de variáveis intangíveis, foi o tema que pautou a apresentação do agora doutorado Pedro Guedes de Carvalho, na passada quarta feira, 26.
O docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI estudou as razões porque diferentes regiões crescem a ritmos distintos, utilizando um método inovador que lhe valeu a participação em vários projectos de âmbito internacional.
"A metodologia de quantificação de variáveis utilizada (social network analysis) foi considerada como inovadora e um excelente filão de investigação futura, uma vez que não são conhecidos mais especialistas portugueses a trabalhar nessa área", explica Guedes de Carvalho.
Por essas razões, o investigador encontra-se já a trabalhar em duas redes de investigação, uma americana, para aplicação da metodologia a uma amostra de pequenas cidades americanas e europeias, designada "KEYSTONED" e outra, dirigida pela Universidade de Groeningen, Holanda, sobre "Network based Governance".
Foi entregue ainda um projecto para o INTERREG III, por convite de uma Fundación TEKNIKER, para aplicar e desenvolver uma metodologia de medição de Capital Social.
"A inclusão do meu nome nestes projectos, mostra a importância que esta tese pode ter na promoção e divulgação da UBI e do Departamento de Economia e Gestão em fóruns internacionais", salienta.
Na tese de doutoramento o investigador tomou como unidade de análise a rede institucional das pequenas cidades e estudou a sua estrutura a nível dos "fluxos de informação, dinheiro e apoio organizativo que trocam entre si" e aplicou uma metodologia de análise de redes sociais, que permitiu "calcular indicadores numéricos para o conjunto da rede e permitiu organizar uma hierarquia das funções individuais das instituições que a compõem".

Em Portugal instituições públicas são principais mediadores

Esta metodologia aplicada a dois estudos de caso (em Portugal e nos E.U.A.), permitiu encontrar "diferenças significativas na função de mediação social desempenhada pelas instituições. Enquanto no caso dos EUA, o sector privado, em especial os bancos, desempenham a função de "pedra angular" na rede, em Portugal, são instituições públicas os principais mediadores", refere o docente.
Depois de identificados esses indicadores e pelo confronto de dois estudos de caso foi possível construir um modelo cross-section que, uma vez controladas variáveis como a proximidade de grandes centros urbanos, os custos de transporte, a dotação local de recursos, as amenidades, etc., possibilitou, com uma base de dados mais ampla, correlacionar desempenhos económicos dessas cidades com as variáveis de rede identificadas.
O doutorando foi aprovado por unanimidade por um júri constituído por Werner Baer e Geoffrey John Hewings, professores catedráticos da University of Illinois, José Silva da Costa, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Carlos Osório Cerqueira, professor associado convidado da UBI, Rui Manuel Braz Afonso, professor auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e António de Jesus Fernandes de Matos, professor auxiliar da UBI.