Por Catarina Rodrigues



A artista demonstra grande clareza na composição das cores

O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) continua a organizar exposições no sentido de contrariar a tendência que existe em associar um hospital a momentos menos bons da vida. Exemplo disso foi a exposição de pintura de Maria Beatriz de Oliveira Machado que esteve patente na entrada principal entre os dias 24 de Junho e 8 de Julho.
A artista, natural do Tortosendo, possui cerca de três centenas de quadros de sua autoria. "As Bailarinas", "O Nu", "Entardecer" e "Covilhã à Noite" são algumas das obras que fazem parte das 17 escolhidas para esta mostra. Os principais materiais utilizados foram acrílicos e tintas de óleo.
O gosto pela paisagem e a facilidade na composição das cores é uma das imagens de marca de Maria Beatriz. A artista considera a pintura "um passatempo que deixa as pessoas felizes" e acrescenta que foi a pintura que a ajudou a superar os momentos mais difíceis da vida.
Maria Beatriz Machado teve aulas com professores como Rudolfo Passaporte, Luís Santos, César Velasco e Lígia Peixeiro. Participou na criação de uma escola de Arte e Pintura no Tortosendo, um projecto inovador que durou três anos e acabou por terminar por falta de apoios.
A artista salienta a sua preocupação em adequar os seus quadros ao sítio onde os vai expor. Para breve está agendada uma exposição nas Cortes do Meio onde vão predominar as paisagens da zona.
Para além da pintura, Maria Beatriz Machado desenvolve trabalhos em escultura, estanho e pirogravura.

 




Uma forma de humanizar o Centro Hospitalar



Descobrir talentos escondidos



A ideia das exposições no átrio principal do CHCB surgiu, segundo Sofia Craveiro, Relações Públicas do CHCB, "numa tentativa de humanização do próprio hospital". Uma iniciativa original na região, mas não noutras zonas do país como Coimbra e outros pontos do litoral onde são desenvolvidas várias actividades culturais em hospitais. Para Sofia Craveiro, "as exposições são uma forma de utentes e funcionários desfrutarem de momentos de arte e cultura". Ao mesmo tempo é possível conhecer trabalhos e talentos muitas vezes escondidos.
O Centro Hospitalar manifesta uma preocupação com a variedade de exposições apresentadas. Pintura, escultura e artes decorativas são alguns dos exemplos de exposições já realizadas.
A próxima mostra vai incidir sobre brinquedos tradicionais, uma arte rara na actualidade. Em Setembro terá lugar uma exposição só com trabalhos dos funcionários do Hospital.