Pedro Lynce decide
Licenciatura em Cinema adiada para 2003


Ao contrário do que estava previsto, a Licenciatura em Cinema que deveria entrar em funcionamento na UBI no próximo ano lectivo foi adiada.
A decisão foi tomada pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, que reuniu com o reitor da UBI, Santos Silva. Dificuldades financeiras, corpo docente ainda não qualificado a 100 por cento, e custos elevados relativos a infraestruturas necessárias para o funcionamento, uma vez que a licenciatura em cinema requer a construção de várias laboratórios foram, segundo Santos Silva, os motivos apontados pelo ministro que prometeu, no entanto, a abertura da licenciatura no ano lectivo 2003/2004. "Houve uma negociação séria e um compromisso para que o curso abra em 2003", garante Santos Silva.
O corpo docente que irá leccionar cinema ainda está em formação. Com este ano de interregno até à abertura do curso, "poderemos arrancar com docentes mais qualificados e consolidados", diz o reitor da UBI, apesar de preferir que a licenciatura entrasse em funcionamento já este ano uma vez que as condições mínimas estariam asseguradas.
De pé mantém-se as licenciaturas em Matemática Aplicada e Marketing que terão início, como previsto, no próximo ano lectivo.