A VERDADE CONFISCADA

Escândalo: A armadilha da nova censura

 




Joaquim Letria





Por Catarina Rodrigues


Os órgãos de comunicação social contribuíram, ao longo dos anos, para uma mudança decisiva da sociedade e na forma de ver o mundo. No livro "A Verdade Confiscada", Joaquim Letria tira proveito da longa experiência profissional que têm na área da comunicação e transmite uma visão desencantada face ao jornalismo actual, nomeadamente face aos meios audiovisuais.
De uma forma algo polémica, o autor analisa as alterações verificadas nos modos de comunicar. A sociedade globalizada, o papel do jornalista e o fenómeno da Internet têm um lugar de destaque na obra em que o autor refere que "a profissão de jornalista se tornou subitamente tão importante que podemos ver jornalistas em directo que entrevistaram ou estão a entrevistar outros jornalistas, para tudo ser comentado, logo de seguida, por outros jornalistas em estúdio".
Numa linguagem simples e acessível, Joaquim Letria expõem uma visão negativa, talvez até um pouco excessiva, da comunicação social na actualidade.
Joaquim Letria foi jornalista na imprensa escrita, na rádio, na televisão e em agências noticiosas. Trabalhou também em assessoria política, ou seja, esteve do outro lado da questão e talvez por isso tenha uma percepção diferente da realidade.
"A Verdade Confiscada" destina-se a todos aqueles que não abdicam do direito de ser informados. Um livro com interesse acrescido para estudantes e profissionais das diversas disciplinas da comunicação e para todos aqueles que pretendem dedicar a sua vida ao jornalismo.