Por Catarina Rodrigues


Concurso público paea recuperação do antigo Sanatório vai ser lançado proximamente

O concurso público para a construção da pousada no edifício do ex-Sanatório vai ser lançado dentro de um mês. A garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Almeida que visitou a Covilhã na passada terça feira, 9. O projecto está a ser revisto para pequenos reajustamentos e a ENATUR pensa lançá-lo a concurso proximamente. Depois de vários atrasos no processo, a situação parece agora estabilizar.
Pedro Almeida sublinhou que o projecto está garantido e as obras vão começar no início do próximo ano. O secretário de Estado considera o turismo, "o sector que mais pode contribuir para o desenvolvimento" e acrescenta que "a futura pousada é capaz de proporcionar para além dum fluxo próprio, uma valorização importante para a região". As declarações do secretário de Estado agradaram a Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e a Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE).
Jorge Patrão confessou que desde que se iniciou o processo do Sanatório, há cerca de quatro anos, nunca teve dúvidas que iriam existir "grandes dificuldades, grandes mentiras e grandes boicotes". O presidente da RTSE não poupou elogios a Pedro Almeida já que ele "aceitou as argumentações que lhe foram dadas quanto à importância deste investimento estratégico". Criticou o ex-secretário de Estado do Turismo e salientou que "um dia vai ser contada toda a verdade sobre quem andou a boicotar todo este processo".
O projecto de remodelação do antigo Sanatório dos Ferroviários é da autoria do arquitecto Souto Moura. A obra orçada em 10 milhões de euros vai recuperar um edifício de grande riqueza arquitetónica que data de 1927 e tem autoria de Cottinelli Telmo.