Uma cena do filme de animação em 3D "Karma"
Antestreia do filme "Karma"
Um território por descobrir a três dimensões

A curta-metragem "Karma" realizada por Telmo Martins teve a sua antestreia ontem na Covilhã. Um projecto inovador por se inserir no cinema de animação em 3D.


Por Catarina Rodrigues


"Karma" é uma curta-metragem de animação 3D baseada no conto "Primeira Mão" de Rui Zink. Telmo Martins, realizador do filme e criativo do Cybercentro da Covilhã, achou a história interessante e adaptou-a ao cinema de animação. O projecto pioneiro na região foi facilitado com a participação do criativo no CINANIMA em 2001 com o genérico promocional do Cybercentro "Um clique para o futuro". Telmo Martins teve oportunidade de conhecer pessoalmente Rui Zink e seguiu em frente com o seu projecto.
O argumento consiste na história de dois amigos que se encontram num bar depois de estarem afastados durante algum tempo. O optimismo de um contrapõe-se ao pessimismo do outro. Toda a história resulta num final curioso bem ao estilo de Rui Zink. A antestreia do filme foi ontem no Cybercentro e contou com a presença do escritor e de Álvaro Faria que dá voz às personagens.
Rui Zink mostrou-se satisfeito com os resultados já que se entrou "num território ainda por descobrir" como é a animação em 3D. O autor do conto que deu origem ao filme salientou o facto de ainda existir pouca gente a desenvolver este trabalho não só em Portugal como em todo o mundo. "É uma área que há dez anos não existia", refere Rui Zink que lembrou a falência recente da única produtora que fazia cinema de animação em Portugal.
"Karma" é um filme que se destina a todos os que se encontrem ligados à sétima arte, aos amantes do cinema de animação e à população em geral. A curta-metragem de dez minutos realizada por Telmo Martins vai candidatar-se a vários festivais nacionais e internacionais. A primeira participação será em Setembro no IMAGO, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem que se realiza na Covilhã.
Mário Raposo, presidente da direcção do Cybercentro fez questão de salientar a importância da produção deste trabalho se realizar na Covilhã. Para Mário Raposo "é uma demonstração da importância que uma estrutura como o Cybercentro tem no interior".