A crise nos têxteis, que tem afectado o concelho belmontense, é uma das razões para a craiação deste gabinete
Plano pretende encontrar soluções perante dificuldades de emprego
Belmonte cria Gabinete de Apoio empresarial

A Câmara de Belmonte criou um Gabinete de Apoio que visa essencialmente ajudar ao combate à crise que afecta o concelho. E fazer com que as pessoas consigam criar o seu próprio emprego.


João Alves
NC/Urbi et Orbi


Encontrar soluções face à crise que se vive no concelho e também na região, ajudando as pessoas a procurarem e criar o seu próprio emprego. É este um dos objectivos do Gabinete de Apoio Empresarial e Social do Concelho de Belmonte, recentemente criado pela autarquia local, depois do PSD ter apresentado a respectiva proposta que foi aprovada por unanimidade. Segundo o autarca, Amândio Melo, pretende-se com esta acção "englobar todas as forças vivas do concelho, para uma orientação face às dificuldades de emprego que se adivinham e afectam as empresas".
Segundo este Plano de Acção Estratégico, a levar a cabo até finais de 2002, a primeira intervenção do Gabinete deve ser a responsabilização e o envolvimento da sociedade civil, ou seja, a participação dos residentes no concelho, para a detecção dos problemas, procura e concretização de soluções e avaliação dos resultados. Pretende-se o envolvimento das pessoas na resolução dos seus problemas, como sujeitos activos de um processo. O Gabinete terá que dar respostas aos problemas enfrentados, como o desemprego e exclusão social, atingir o crescimento pessoal de todos os que participam no processo e a estimulação do desenvolvimento local, através da criação de novas empresas. E participará na formação e acompanhamento do lançamento de empresas com os principais interressados em diversos projectos desde, por exemplo, o turismo à prestação de serviços indiferenciados à comunidade. Através do Gabinete pretende-se dar formação profissional de base para o exercício de uma profissão, formação a empresários e pré- formação empresarial, especialmente destinada a pessoas sem ideias definidas em termos de reinserção profissional.
Esta intervenção visa a promoção do desenvolvimento local "num território particularmente desfavorecido, marcado pela debilidade do mercado de trabalho e pela fraca capacidade de absorver a mão-de-obra. A formação deve ser conduzida de modo a preparar a população para a eventual criação do seu emprego" refere o documento. Aproveitar recursos naturais e culturais, revitalizar tradições a artes tradicionais são alguns dos meios para conseguir fixar a população no concelho, embora também se pretenda atrair investidores para a região.
Este Gabinete irá funcionar no Mercado Municipal da vila, entre as 9 e 12.30 horas, e entre as 14 e 17.30 horas. Dividido em três fases, até final do ano, o projecto poderá no entanto arrancar um pouco mais tarde devido ao facto de ser Verão, o que leva muitas pessoas a sair do concelho. Recorde-se que Belmonte foi um dos locais particularmente afectado pela crise nas confecções, o que levou mesmo ao fecho de algumas empresas como a Montebela.