Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi



A oferta de cursos na Beira Interior vai voltar a ser analisada na Guarda

Engenharia do Ambiente e Marketing são os dois novos cursos que vão ser leccionados, a partir do próximo ano lectivo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
O segundo curso, que vai substituir Gestão Técnico Comercial, visa formar profissionais com competência para exercer funções de gestão, essencialmente de marketing e imagem nas mais diversas entidades públicas ou privadas. Por seu turno, o curso de Engenharia do Ambiente está vocacionado para formar profissionais com capacidade técnica e científica na análise e resolução de problemas ambientais e na gestão dos recursos naturais e energéticos, tendo como saídas profissionais os serviços de controlo da poluição e qualidade ambiental, modelação e simulação ambiental, desenvolvimento e análise de sistemas de informação e gestão ambiental, bem como de auditorias ambientais e energéticas.
Na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (Seia) do IPG foi, entretanto e de acordo com as solicitações daquele estabelecimento de ensino, alterada a designação do curso aí leccionado, para Turismo e Lazer. Estas modificações ficaram definidas, na passada semana, no decorrer de uma reunião realizada em Lisboa, em que participaram o Ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, os presidentes dos Institutos Politécnicos da Guarda e Castelo Branco (Jorge Mendes e Valter Lemos, respectivamente) e o Reitor da Universidade da Beira Interior, Santos Silva. O presidente do IPG, Jorge Mendes, adianta que nesta reunião foi registada "uma grande disponibilidade dos intervenientes", o que permitirá encontrar as soluções mais adequadas para "os problemas em análise". Nesse encontro foram discutidas questões relacionadas com o ordenamento da oferta de cursos na Beira Interior e outros assuntos interligados a projectos a desenvolver a médio e a longo prazo, por parte das referidas instituições de ensino superior, as quais vão continuar a desenvolver novas reuniões com Pedro Lynce. A questão da futura Escola Superior de Tecnologias da Saúde será um dos assuntos a figurar na agenda dos próximos encontros. A próxima reunião decorrerá no Instituto Politécnico da Guarda.

 



Cidade recebe Pólo da
Escola Tecnológica da Beira Interior



Na cidade da Guarda vai abrir, no próximo ano lectivo, um Pólo da Escola Tecnológica da Beira Interior, que irá funcionar nas instalações da Associação Empresarial da Guarda/NERGA.
Este projecto do NERGA conta com a parceria da Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior e tem a colaboração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda. Vai ser leccionado um curso de qualificação profissional de nível III, Técnico de Manutenção.
As aulas teóricas serão ministradas, a partir do próximo ano lectivo, nas instalações do NERGA enquanto as práticas decorrerão nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão/IPG.