Por Ana Maria Fonseca


Mário Pereira desenvolveu em parceria com o Centro de Óptica e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel um método de análise da qualidade do papel

Mário José Teixeira apresentou na passada quarta feira, 10, na UBI um novo método para quantificar a orientação das fibras no papel, no decorrer da sua tese de doutoramento no ramo da física. "Reconhecimento do padrão óptico da estrutura da folha de papel", foi o nome da tese que apresenta um método rápido, preciso e com resultados fiáveis sobre a orientação directa da estrutura das fibras, uma análise da qualidade do papel.
O método desenvolvido em colaboração com o Centro de Óptica e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel, utilizou papeis produzidos na sua maioria no Departamento de Papel e outros vindos da indústria papeleira.
"O que nos limitámos a fazer foi obter a réplica dos diferentes tipos de papel para obter os padrões e analisar a estrutura do papel", explica o doutorado, acrescentando que este é um método que a indústria do papel necessitava com urgência.
Várias empresas têm procurado o Centro de Óptica da UBI para analisar os papéis que fabricam. "É importante saberem o que estão a produzir, na diferença entre uma superfície e outra", refere Mário Pereira.
Soporcel, Inapa, Portucel, as mais importantes empresas de papel portuguesas já vieram à UBI analisar o seu papel. "São muito receptivos ao nosso método", salienta o doutorado.
Na prática e, por exemplo no caso dos papéis normais de impressão é importante que o papel não encrave dentro da impressora. O que se pretende nesse caso é que "uma superfície e a outra estejam mais ou menos correlacionadas, ou seja, sejam muito próximas em termos de estrutura. O nosso método é muito vantajoso nessa área porque permite logo detectar e determinar se a estrutura é ou não adequada e será necessário alguma alteração à máquina", explica Mário Pereira .
Do júri da prova fizeram parte Manuel Ribeiro Barros, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Paulo Fiadeiro, professor associado da Universidade da Beira Interior, Rui Boucho de Oliveira, professor associado da Universidade da Beira Interior, Rogério Santos Simões, professor associado da Universidade da Beira Interior e Agostinho Dolores Ferreira, director-geral da Caima Indústria de Celulosa, S.A. e foram arguentes João Lemos Pinto, professor catedrático da Universidade de Aveiro e Jacques Silvy, professor catedrático convidado da Universidade da Beira Interior.