Peter Clarke foi o investigador convidado
Ciclo de conferências sobre religião
Os japoneses no Brasil

Analisar o papel da religião nas sociedades, dentro do contexto da Pós-Modernidade, é o principal objectivo da iniciativa.


Por Catarina Rodrigues


Peter Clarke foi o professor convidado para mais uma conferência realizada no âmbito do projecto do Departamento de Sociologia "Religião e Sociedade na Pós-Modernidade". A presença do professor catedrático do King's College, University of London, foi o ponto de partida para uma troca de ideias sobre experiências vividas na primeira pessoa.
O tema em discussão foi "Japanese Millenarian Dreams in Action in Brazil". Peter Clarke esteve em São Paulo onde fez uma comparação entre a cultura japonesa e a cultura africana no Brasil. Este país tem a maior percentagem de população Japonesa fora do Japão.
A troca de ideias sobre as várias religiões existentes dominou grande parte do debate. O professor catedrático sempre se interessou pelo estudo de religiões minoritárias. Ele próprio se considera parte de uma minoria já que os seus pais eram irlandeses, mas viviam em Inglaterra.
O porquê da paixão pelo estudo da religião foi uma das questões a que se tentou responder. Segundo Donizete Rodrigues, responsável pela organização do evento, "a religião torna-se importante porque está presente em quase tudo".
O futuro da religião é incerto. O efeito da globalização também se faz sentir nesta disciplina. Peter Clarke considera que "quando se conhecem várias religiões profundamente é mais difícil acreditar em qualquer uma delas".
A conferência foi na realidade uma reunião de trabalho com pessoas interessadas na religião e no desenvolvimento de estudos nesta área.
"Japanese Millenarian Dreams in Action in Brazil" surgiu no seguimento de um conjunto de conferências sobre religião realizadas na UBI entre Abril e Novembro deste ano. A iniciativa tem o patrocínio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e promete continuar no próximo ano lectivo.