Por Ana Maria Fonseca


UBI reduz vagas em seis licenciaturas e abre dois novos cursos

Das 49.742 vagas a concurso este ano, nas universidades e politécnicos, 1180 pertencem à UBI. A primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior começa hoje e prolonga-se até 10 de Agosto.
No ano em que entra em vigor a nova lei da qualidade do Ensino Superior elaborada e aprovada pelo novo governo, há, por todo o País, cursos que não chegam a abrir vagas.
A saúde é uma das únicas áreas em crescimento embora em Medicina na UBI continuem a concurso as mesmas vagas do ano passado, 60.
Este ano abrem duas novas licenciaturas, Marketing, com 40 vagas e Matemática Aplicada, com 30.
De acordo com as necessidades do mercado de trabalho actual, na UBI, alguns cursos viram o seu número de vagas reduzido, como é o caso de Engenharia da Gestão e Produção Industrial, que abre este ano 20 vagas, menos 10 que no ano passado, Física e Química ensino, também com menos 10 vagas do que em 2001, tal como Matemática via ensino e Informática via ensino, ambos com menos 10 vagas. Cursos com saídas profissionais direccionadas para o ensino viram as vagas reduzidas numa altura em que milhares de professores não encontram colocação para leccionar.
A licenciatura em Química industrial também reduziu 10 vagas, passando a ter agora 30. Gestão, é a licenciatura que regista uma maior redução, menos 20 vagas. Em 2001 eram 90, este ano são 70.
A redução de vagas e o encerramento de cursos com poucos alunos são alguns dos pontos presentes no Regime Jurídico do Desenvolvimento e Qualidade para o Ensino Superior, aprovado recentemente no parlamento.Depois de em 2001 o número de candidatos ter sido inferior à quantidade de vagas a concurso, teme-se que este ano o mesmo volte a suceder. Embora a tendência se revele negativa para várias instituições, mediante a promessa do ministro da Ciência e do ensino superior rever manutenção de cursos com poucos alunos, a UBI registou em 2001 resultados muito positivos, posicionando-se em quinto entre as instituições que preencheram maior número de vagas.
Em termos gerais e relativamente ao ano anterior, o aumento é de 387 lugares.
A área da saúde é a que regista maior crescimento a nível nacional. Medicina conta com 1025 vagas a concurso. Todas as universidades que leccionam Medicina, à excepção da UBI e da universidade do Minho, aumentaram o número de vagas. O crescimento mais significativo verifica-se nos cursos de Enfermagem e Tecnologias da Saúde, que este ano abre 3162 vagas.
Das cerca de 50 mil vagas disponíveis este ano em instituições públicas, 27 443 abrem nas universidades e 22 299 nos politécnicos.