"Obras que vão além do real", como caracteriza o próprio autor
Exposição de Pintura sobre o feminino
Um elogio à mulher

Quadros inspirados na beleza feminina caracterizam a exposição de Artur Aleixo. O autor descobriu recentemente a vocação para a pintura e tem agora oportunidade de mostrar alguns dos seus trabalhos.


Por Catarina Rodrigues


"O Eterno Feminino" é o título da exposição patente no Edifício Arte e Cultura até ao dia 30 de Julho. O autor, Artur Aleixo, dedica-se à pintura há cerca de um ano e sempre se interessou por retratar a mulher nos seus quadros. Nas 19 obras expostas tentou abarcar "toda uma história do feminino ao longo dos tempos". A ideologia grega e o conceito moderno e contemporâneo acerca da mulher foram temas focados pelo pintor.
Artur Aleixo afirma inspirar-se no que vê à sua volta. Não gosta de pintar temas muito abstractos. "A abstracção exagerada que está na moda não me diz nada", salienta. Para Artur Aleixo "pintar é representar o real mas ultrapassando-o". É por isso que caracteriza as suas obras como um pouco surrealistas. O facto de poder ser considerado um pintor fora de moda não o preocupa. Ao retratar a beleza exterior da mulher mas também a interior, considera que a mensagem que pretende transmitir é mais espiritual.
"O Pecado Original", "Paz Podre", "Reflexo Condicionado" e "Sensualidades" são alguns dos quadros que podem ser vistos até ao final do mês. Neles predominam cores fortes, intensas e até uma certa irreverência.
O pintor, natural do Peso, concelho da Covilhã não tem qualquer formação académica na área das artes. Para além do feminino há outros temas que o interessam como a natureza e as paisagens da Serra da Estrela.