De 30 de Setembro a 6 de Outubro, o Imago, agora integrado na Coordenação Europeia dos Festivais de Cinema, apresenta várias propostas e algumas novidades para os amantes da sétima arte
IMAGO 2002
Cinéfilos à espera de Setembro

A cidade da Covilhã vai acolher pela quarta vez o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem. Um vasto programa pretende fazer as delícias de todos os amantes da sétima arte e também da música. A Competição Internacional de curtas metragens, "All about Hitchcock" o Programa Escolas, e o Sound and Vision Experience que este ano tráz à Covilhã o DJ Kid Loco, são alguns dos ingredientes que prometem atrair o público ao certame.


Por Catarina Rodrigues


O IMAGO 2002 - IV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem vai decorrer entre 30 de Setembro e 6 de Outubro na Covilhã. Uma semana dedicada ao grande ecrã onde serão exibidos cerca de 100 filmes fora do habitual circuito comercial. A iniciativa organizada pelo Cine Clube da Beira Interior (CCBI) recebeu nesta edição cerca de 500 inscrições provenientes de 41 países de todo o mundo com excepção do continente africano. De todas as inscrições vão ser seleccionados 40 filmes para participar na já tradicional Competição Internacional de curtas metragens, que serão legendadas em português e inglês. Pedro Ramos, presidente do CCBI, considera que " internacionalizar o nome do festival e ganhar cada vez mais público é fundamental".
Paralelamente à Competição Internacional de curtas metragens vão realizar-se diversas actividades. Durante o programa "All about Hitchcock" será possível visualizar as duas únicas curtas metragens realizadas por Alfred Hitchcock, "Aventure Malgache" e "Bom Voyage". As abordagens documentais à obra do realizador também não foram esquecidas.
O IMAGO 2002 conta ainda com duas retrospectivas. Uma dedicada a Lukas Moodysson, um realizador sueco ainda desconhecido em Portugal e outra dedicada a Guy Maddin, vencedor da edição de 2001.
No IV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem vai ter lugar uma secção dedicada ao Panorama Nacional. Um oportunidade para mostrar curtas metragens portuguesas que não conseguiram um lugar na competição. Pela primeira vez vai ser dada visibilidade a jovens criadores da região que fazem produções em formato digital. Uma forma de antever a competição internacional digital no festival do próximo ano.

Kid Loco aquece última noite

Contando com a colaboração pelo segundo ano, do canal de música francês MCM, o Imago tráz à Covilhã o DJ francês Kid Loco que aquecerá, a noite de 5 de Outubro, na discoteca & Companhia.
Durante todas as noites do Festival o bar Barra D. João recebe vários DJs convidados.
Nas manhãs de 1, 2, 3 e 4 de Outubro os mais novos vão ter oportunidade de assistir a sete curtas metragens de animação. "O Programa Escolas" faz parte integrante do IMAGO 2002 e permitirá que, pela primeira vez na história do festival, crianças das escolas primárias da região assistam a filmes como "Histórias Desencantadas", "Le Trop Petit Prince" e "Boum".
A IV edição do festival inclui os habituais workshops que desta vez se realizam no Cybercentro da Covilhã nos dias 4 e 5 de Outubro. "Animação em Flash" e "Operador de Câmara" são os dois temas de formação.
Tudo indica que a banda portuguesa "Clã" marque presença na sessão se encerramento do IMAGO. O grupo foi convidado para musicar ao vivo o filme "Nosferatu" de F.W. Murnau que será assim exibido pela primeira vez na Covilhã numa versão restaurada em película pelo Goethe Institut de Berlim.
O IMAGO é a partir deste ano, um festival de curtas metragens reconhecido pela Coordenação Europeia dos Festivais de Cinema. Depois de decorrer na Covilhã, terá uma extensão em Lisboa, no Cine 222. O orçamento para a edição deste ano é de 79 mil euros.

Duras críticas para a RTSE e para o ICAM

Pedro Ramos fez questão de salientar o facto de se ter conseguido um patrocinador oficial sem o qual seria impossível a realização do festival. Mas o presidente do Cine Clube não esquece a atribuição de "notas negativas" à Região de Turismo Serra da Estrela (RTSE) e ao Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM). "A RTSE concedeu um apoio ridículo em anos anteriores mas, nesta edição não teve sequer um euro para apoiar o festival", salienta Pedro Ramos. "Injusto", acrescenta, "para um evento que promove a imagem da cidade e da região". Por outro lado, o ICAM tem uma grande responsabilidade na realização destes eventos mas, baseado na restrição orçamental atribuiu aos festivais deste ano a mesma quantia que no ano passado. O presidente do Cine Clube considera que esta é "uma política de incoerência e irresponsabilidade" e promete a tomada de uma posição pública perante o ministro da Cultura dentro em breve.

Consulte o programa no site oficial do festival
www.imagofilmfest.com