António Carlos Mendes (o sexto, da esquerda para a direita) com o júri da prova
Provas de agregação
Investigação na área da indústria do petróleo e do gás natural

Numa apresentação feita a pensar nos alunos, António Mendes abordou o tema das plataformas offshore e dos diferentes métodos de determinação das forças envolvidas. Uma área relacionada com a indústria petrolífera e do gás natural.


Por Catarina Rodrigues


"Hidrodinâmica de estruturas offshore sujeitas à força das ondas e das correntes" foi o tema da lição de síntese apresentada por António Carlos Mendes, professor associado do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI, nas provas de agregação que prestou nos dias 15 e 16 de Julho.
O tema da apresentação está relacionado com a indústria do petróleo e do gás natural. Uma indústria que segundo António Mendes "envolve grandes meios de investigação, não só por parte dos países que têm reservas como também dos países que detêm a tecnologia para explorar essas reservas".
A exposição insere-se num projecto europeu coordenado pela UBI que decorreu entre 1996 e 1998. Uma acção financiada pela União Europeia no âmbito do estudo das plataformas offshore que envolveu Portugal, Polónia, Reino Unido e Bulgária.
A aplicação prática dos estudos realizados nesta área consiste na construção de plataformas tubulares em aço que permitam explorar os poços de petróleo em pequena e média profundidade.
A apresentação e discussão da lição de síntese realizou-se no dia 16 e teve como arguente António Franco de Oliveira Falcão, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. No dia anterior foi feita a apreciação do relatório para a disciplina de "Mecânica de Fluídos" e a apreciação do curriculum vitae do candidato pelos professores Cândido Manuel Passos Morgado, professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa e por Domingos Carlos Viegas, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Nas provas de agregação efectuadas António Carlos Mendes foi aprovado por unanimidade.
O docente afirma que a investigação na UBI nesta área está bem "o problema é a falta de meios materiais e de dinheiro". Neste momento, está submetido um projecto para a Fundação para a Ciência e Tecnologia de forma a ser possível realizar um estudo sobre a acção das cargas sísmicas e completar o que já foi feito com as cargas devidas às ondas, às correntes e aos ventos.