Doutoramento em Engenharia Mecânica
Prazer, conforto e engenharia cognitiva

Por Ana Maria Fonseca


Denis Alves Coelho, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica prestou provas de doutoramento na UBI, em que abordou três áreas ligadas à ergonomia, ainda em desenvolvimento.
"Um conceito de ergonomia em crescimento incluindo o conforto, o prazer e a engenharia cognitiva: uma perspectiva da concepção na engenharia" foi o título da tese que desenvolveu, abordando estes conceitos "sob a perspectiva de um engenheiro", refere.
O docente abordou os três conceitos distintamente.
No que respeita ao conforto, realizou estudos experimentais no contexto de ambientes térmicos e assentos, em particular de automóveis.
Quanto ao conceito de prazer, a sua contribuição foi no sentido de validar algumas premissas que "embora sejam consideradas universais, careciam de validação empírica", explica. Por isso realizou um inquérito junto de 82 pessoas, de forma a validar a sua tese.
No que se refere ao conceito de engenharia cognitiva, Denis Alves Coelho diz que esta área da ergonomia tem sido aplicada na concepção de sistemas cognitivos, em particular na segurança na aviação, em salas de operações e salas de controlo de produção de energia. "preocupa-se sobretudo em assegurar a compatibilidade entre o homem e a máquina, em sistemas controlados por computadores", explica.
A aplicação dos conceitos desenvolvidos nesta tese que implicou sete anos de investigação, nomeadamente no que respeita ao conceito de conforto, está já estabelecida com dois parceiros industriais, a Volvo automóveis e a Autoline, uma empresa sueca de sub componentes do ramo automóvel.
Fizeram parte do júri da prova Maria Luisa Melo Barreiros, professora catedrática da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Sven Frederick Dahlam, professor catedrático de Department of Human Factors Engineering do Chalmels Tekniska Hogskola, Jorge Manuel Barata, professor catedrático da Universidade da Beira Interior e José Viriato Marques, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foram arguentes Anabela Aleixo Simões, professora associada da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Ken Eason, professor catedrático da Loughborough University.