Provas na área da Física
Melhorar a adaptação das lentes de contacto

Por Catarina Rodrigues


Francisco Miguel, professor assistente do Departamento de Física da UBI, prestou provas de aptidão pedagógica e capacidade científica nos dias 18 e 19 de Julho.
No primeiro dia foi feita a apresentação de uma aula teórico-prática subordinada ao tema "Determinação de alguns parâmetros físicos do contorno corneal". Esta área insere-se no campo da contactologia. Segundo o docente, "a determinação do raio de curvatura apical e do factor de forma que a córnea apresenta é fundamental para uma correcta aplicação de lentes de contacto". A apresentação da aula teve como arguente Paulo Torrão Fiadeiro, professor associado da UBI.
A exposição de um trabalho científico é outro dos passos dados nas provas de aptidão pedagógica e capacidade científica. "Transformadas de Fourier na análise de padrões de interferência" foi o tema desenvolvido por Francisco Ferreira. O objectivo foi o mesmo da aula apresentada no dia anterior: Fazer um mapeamento do contorno córneal de forma a conseguir uma melhor adaptação de lentes de contacto. A discussão do trabalho teve como arguente João de Lemos Pinto, professor catedrático da Universidade de Aveiro.
Francisco Ferreira frisa que a investigação na UBI nesta área está no bom caminho. O docente refere que "tem havido muito empenho para ultrapassar as limitações e é sempre um desafio superá-las".
Quanto ao trabalho apresentado nestas provas o professor explica que são necessários alguns melhoramentos na experiência e na montagem mas "num futuro próximo poderemos ter uma aplicação prática não só na investigação mas também a nível da contactologia". Francisco Ferreira foi aprovado com Muito Bom.