A abertura da Licenciatura em Cinema foi adiada na UBI, mas permitida em cursos de Coimbra e Lisboa
Senado contesta decisão de Pedro Lynce
O protesto da UBI sobre Cinema

O Senado da Universidade da Beira Interior elaborou uma moção de protesto para apresentar ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior. É que depois da decisão de não abrir Cinema na UBI, por alegadas contenções orçamentais, duas licenciaturas ligadas a esta área vão abrir em Coimbra e Lisboa.


Por Ana Maria Fonseca


A Moção de Protesto pela não atribuição de vagas na Licenciatura em Cinema, elaborada pelo Senado da UBI que reuniu na passada quinta feira, 26, vai ser apresentada ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Esta moção de protesto vem no seguimento da não abertura de vagas para a Licenciatura em Cinema da UBI, decidida pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, por alegadas contenções de despesas necessárias neste momento, perante os gastos que seriam feitos com laboratórios e equipamentos para a licenciatura da UBI.
Prometendo não penalizar instituições do Interior, Pedro Lynce acabou por decidir pela abertura de vagas para as licenciaturas em Artes do Espetáculo na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e de Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Tal facto é considerado pelo Senado da Universidade da Beira Interior como discriminatório relativamente "a novos cursos similares em universidades do Litoral",
altamente prejudicial ao desenvolvimento da Unidade de Artes e Letras da UBI e um "empecilho à criação de um centro de excelência na área do estudo, do ensino e da investigação da imagem nesta universidade", referem, na moção de protesto.
Apesar destas licenciaturas que abrirão vagas já no próximo ano lectivo serem diferentes do curso de Cinema da UBI, uma vez que têm um carácter mais teórico, o senado da UBI considera que a decisão do Ministério da Ciência e do ensino Superior "defrauda as enormes expectativas que a nova licenciatura criou em muitos jovens portugueses que tencionavam candidatar-se já este ano", acrescentando que é "lesiva dos interesses nacionais na medida em que promoveria a língua e a cultura portuguesas", concluem.
A Licenciatura em Cinema deverá entrar em funcionamento na UBI em 2003/2004.