Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi



A segunda fase do projecto engloba a construção de cinco blocos de 30 apartamentos e uma piscina

"Isto é uma jóia", assegura Manuel Móscas, presidente da direcção do COFRE de Previdência dos Funcionários e Agentes do Estado, acerca da sua unidade de Turismo Rural, que conta com um investimento, neste momento, de 900 mil euros. A Quinta de Santa Iria, no Teixoso, foi inaugurada na passada sexta feira, 19, por Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, que considera o investimento "uma excelente iniciativa". O autarca salienta que esta unidade de turismo rural "valoriza muito aquela região e também o concelho".
Esta unidade é constítuida por duas fases. A primeira fase conta com seis quartos e uma suíte, que vão estar ao dispôr dos sócios da instituição. Os preços vão desde os 30 euros até aos 50, montante que se tem que pagar para poder ficar na suíte. Os sócios podem contar ainda com um restaurante e um salão de convívio. Para a segunda fase está prevista a construção de cinco blocos de 30 apartamentos e uma piscina. O concurso para a adjudicação das obras desta segunda fase às empresas está previsto começar em Agosto e espera-se um investimento de cerca de um milhão de euros.
Manuel Móscas lembra ainda que dentro da quinta os carros estão proibidos, "criaremos as condições para que as pessoas possam passear ou andar de bicicleta". E conclui: "não queremos poluição".



 



Beira Interior com muita oferta



A região da Beira Interior tem cerca de 250 quartos disponíveis para turismo rural. Segundo números da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Gouveia, Seia e Oliveira do Hospital são as localidades com mais oferta disponível. A Covilhã dispõe de três casas com uma média cinco ou seis quartos cada. O Fundão pode oferecer dormida a cerca de trinta pessoas.