A banda NUA veio de Lisboa e arrecadou o primeiro prémio
Covilhã Rock
NUA vencem festival de bandas

Das oito bandas a concurso no festival de música moderna, os NUA foram os melhores. Esta foi a decisão do júri que deu o segundo lugar aos My Tie e desclassificou os Just.


Por Ana Maria Fonseca


Duas noites, oito bandas a concurso, muita música moderna trazida à Covilhã por bandas amadoras de vários pontos do País.
A ganhar ficaram os lisboetas NUA que actuaram na noite de sábado, 27 e que, neste âmbito, vieram pela primeira vez à Covilhã. A perder ficou a única banda "da casa". Os Just, do Tortosendo, foram desclassificados na sequência de terem tocado um "cover", acto proibido pelo regulamento do concurso.
"Os Just são um banda muito jovem, com alguma falta de profissionalismo", refere Patrícia Nogueira, da organização, e continua "foram avisados antes de subirem ao palco que não podiam tocar "covers", tocaram, à responsabilidade deles e disseram isso em palco. Mas o regulamento é muito concreto nisso e diz que o concurso é feito para bandas amadoras de originais", salienta.
Em segundo lugar ficou a banda My Tie, de Tomar, que actuou no primeiro dia do concurso, sexta feira.
Sophia Novo, vocalista da banda vencedora, nunca tinha vindo à Covilhã e concerteza não esquecerá a cidade. Satisfeita, elogia a organização, exemplar, que muitas vezes, a banda não encontra nos festivais em que participa, há quase dez anos. "saliento o alto nível de profissionalismo de toda a organização. Assim ficam a ganhar os músicos e também a qualidade do espectáculo", sublinha. Relativamente ao prémio, uma edição em CD e 500 euros, refere que "Já andamos há 10 anos a lutar por isto, mas é uma rampa de lançamento porque um registo em CD é um grande investimento e uma aposta para a banda.
Este ano chegaram 124 maquetas às mãos da organização. Para o ano, o festival de música moderna Covilhã Rock irá mostrar mais novos talentos.