A peça decorre normalmente enquanto pessoas chegam ao café
Alunos da Secundária apresentam peça
"O papel é mais paciente do que os homens"

Um café da cidade foi o local escolhido para os alunos da Secundária do Fundão mostrarem o que valem. Isto, apesar da época de exames.


Rui Pires
NC/Urbi et Orbi


O Grupo de Teatro Histérico da escola secundária do Fundão, apresentou nos dias 16, 18, 19 e 20, a sua mais recente produção. "O papel é mais paciente do que os homens", é o resultado de um ano lectivo de trabalho. Com textos deVirgil Gheorgin, Pedro Paixão, Margueritte Duras, Anne Frank, entre outros, os actores vão "desfilando", um a um, num espaço comum a todos. Com música de fundo de Bjork, Yale K. Lezner Band e muitos mais, a peça vai reflectindo as vivências destes escritores, contando os seus desabafos, angústias e conflitos pessoais.
O local escolhido para a apresentação foi um café na cidade fundanense. Com coordenação de António Pereira, os seis actores dividem o espaço com os "habitués" do dito café e com os espectadores, que durante estes quatro dias de espectáculo ali acolheram.
No final do último dia de apresentação, o local escolhido acabou por acolher mais espectadores que o habitual, ultrapassando a lotação do referido estabelecimento. António Pereira evidenciava uma grande satisfação pelo trabalho conseguido, não parando de elogiar os "seus" actores. "Estou muito satisfeito com os resultados obtidos. Portaram-se todos muito bem. Há que salientar a disponibilidade e paciência dos alunos, que mesmo estando com provas globais e exames de acesso ao ensino superior, nunca deixaram de acreditar que era possível de realizar este trabalho. De futuro espero que eles continuem a acreditar que é possível, que continuem a acreditar que todos os sonhos são possíveis de realizar."