Por Catarina Rodrigues


JCP do distrito não esquece o problema da poluição no Zêzere


A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) realizou pela oitava vez um acampamento regional nos dias 26, 27 e 28 de Julho. O local escolhido para o evento foi o Parque de Campismo de Valhelhas. Cerca de 40 participantes de todo o distrito de Castelo Branco reuniram-se sob o lema "Transformar é possível" que é também o tema do congresso que vai ter lugar nos dias 2 e 3 de Novembro.
Pedro Ramos, responsável distrital da JCP salienta que "esta iniciativa permite que os camaradas do distrito se conheçam melhor e troquem experiências entre si". O programa teve início na sexta feira com um debate sobre "A Globalização Imperialista". A troca de ideias contou com a participação de Angelo Alves membro do Comité Central do partido e da Secção Internacional do PCP. O objectivo do debate foi abordar o tema da globalização que segundo Pedro Ramos "é um conceito vago cujo significado não tem sido bem explicado". No sábado os participantes no encontro fizeram uma caminhada pelo vale ao longo do curso do rio. O workshop de música electrónica, a sessão de poesia e jogos de futebol foram algumas das actividades desenvolvidas. À noite teve lugar um concerto no centro de Valhelhas antecedido pelo contador de historias José Craveiro. No Domingo a despedida foi feita com um almoço convívio.

"Problema da poluição no Zêzere é vergonhoso"

Quando veio a público a notícia da poluição das águas da praia fluvial de Valhelhas o encontro da JCP já estava marcado e o local escolhido era exactamente aquele. Não foi alterado porque os jovens comunistas acharam importante fazer um alerta para que a questão se resolvesse o mais depressa possível. "O problema da poluição no Zêzere é vergonhoso", frisa Pedro Ramos. O responsável distrital acrescenta que "é preocupante que em tanto tempo não tenham sido tomadas medidas para resolver o problema".
A praia fluvial de Valhelhas foi considerada em Junho uma das melhores do país. Por esse motivo a poluição das águas foi uma surpresa. Um dos objectivos da JCP ao realizar o acampamento naquele local foi exactamente mostrar as riquezas naturais da região, apesar dos contratempos que têm surgido.