Por Rui Pires
NC/ Urbi et Orbi


A Associação de Teatro e Outras Artes do distrito de Castelo Branco-ASTA, apresentou segunda feira, 29, em conferência de imprensa, no Jardim Municipal, o seu mais recente projecto. Chama-se "A Natureza tem Arte" e é o nome escolhido pela associação para um encontro, que terá como pano de fundo, a paisagem natural da Serra da Estrela.
De 1 a 15 de Agosto, é em pleno maciço central que irão reunir cerca de 50 jovens, oriundos de vários países europeus, (Portugal, Bélgica, Polónia, Grécia, Hungria, França), em conjunto vão respirar o que a natureza tem para lhes oferecer e participar nas diversas actividades que fazem parte do programa. Do teatro à música, passando pelo vídeo e pelos vários workshops possíveis de realizar. O objectivo é construir uma performance/espectáculo, "pegando no que a natureza tem para nos dar, quer sejam pedras, quer sejam paus, e tirar daí o maior proveito possível", explica António Abernú. A apresentação será na noite de 14 para 15 de Agosto, no Vale do Rossim, Penhas da Saúde.
Durante estes 15 dias, os participantes vão ainda ter a oportunidade de conhecer a Serra e os locais envolventes, esprimentar a gastronomia local e conhecer o artesanato da região.
Esta é mais uma iniciativa da ASTA, tendo como base o Programa Mobilidade e Intercâmbio do Instituto Português da Juventude, que desde a primeira hora apoiou este projecto. Este evento tem um orçamento de 48 mil euros, ao qual se juntaram várias entidades e autarquias locais, das quais não consta a Câmara da Covilhã, como referiu António Abernú, no sentido de proporcionar aos participantes as condições necessárias para a realização deste evento.