Por Rui Pires
NC/Urbi et Orbi


Bruno Pais diz que em Portugal não tem "adversários à altura"

O pavilhão municipal da cidade do Fundão foi o local escolhido para a assinatura do protocolo que envolve a autarquia fundanense, o atleta Bruno Pais, natural e residente no Fundão, a Federação de Triatlo de Portugal e o Clube de Futebol "Os Belenenses". O acordo, assinado na quarta feira, 24 de Julho, tem como objectivo principal apoiar Bruno Pais na qualificação para os Jogos Olímpicos de Atenas. A Câmara Municipal do Fundão, passará a ajudar o atleta até 2004 com um subsídio anual de 4 mil e 800 euros, bem como proporcionará a Bruno Pais o acesso às instalações desportivas municipais em todo o concelho. Como contrapartida, o atleta fundanense compromete-se a promover o nome do município do Fundão, a cumprir o plano de preparação com vista a alcançar a qualificação desejada e a participar nas edições de Triatlo do Fundão.
Na cerimónia protocolar esteve presente o vereador com o pelouro de Desporto, Paulo Fernandes, que salienta a importância do acordo. "Hoje é um dia muito importante para a prática desportiva do concelho do Fundão. Pegando neste exemplo, é pretensão da Câmara apoiar todos os atletas e personalidades do concelho que com o seu trabalho tanto fazem em prol do município".
Henrique Pinto e Armando Ferreira, dirigentes do Belenenses, classificaram este acordo como "inovador no País, pois é a primeira vez que quatro entidades (autarquia, Federação, atleta e um clube), juntam esforços para alcançar um objectivo com esta dimensão".
Já o representante da Federação, José Ferreira, opta por elogiar Bruno Pais, classificando-o como "o melhor atleta português de Triatlo, de eleição".





  "Medalha não é impossível, mas é muito difícil"



Bruno Miguel Forte Pais, nascido a 10 de Junho de 1981 no Fundão, é neste momento "o melhor atleta de Triatlo português". Pelo menos é esta a opinião de José Ferreira, da Federação Portuguesa de Triatlo.
O jovem atleta está em preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas, a realizar em 2004. Na passada a semana, recebeu um importante incentivo proveniente da autarquia local (4800 euros) para a concretização do seu sonho. "Este apoio vai ajudar-me muito na minha carreira e no meu objectivo que é atingir os Jogos Olímpicos".
Para atingir esta meta, Bruno Pais dedica-se a esta modalidade, que pratica há 4 anos, 4 a 6 horas por dia, durante a pré-época. Neste momento o treino prolonga-se entre 3 a 4 horas. No entanto sempre refere que, "ainda preciso de evoluir muito, preciso de competir no estrangeiro. Em Portugal, não tenho adversários à altura". Consciente da grande responsabilidade que é alcançar uma competição, como são os Jogos Olímpicos, o jovem atleta não descarta a possibilidade de poder subir ao pódio. "Ir aos Jogos Olímpicos já é muito difícil. Ganhar uma medalha!? Não é impossível, mas é muito difícil. Mas só o futuro o dirá".