Só a 8 de Agosto os trabalhadores da Carveste recebem o ordenado de Julho
Trabalhadores já receberam o resto do mês de Junho
Gerência da Carveste promete pagar ordenado de Julho até dia 8

Na sexta-feira, 26 de Julho, os trabalhadores receberam o que faltava do mês de Junho. Luís Garra diz que vai continuar a lutar pelo futuro da empresa.

Por Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Os 550 trabalhadores da empresa Carveste, de Caria, receberam, na sexta-feira passada, 26, o resto do salário do mês de Junho. O total de cerca de 137 mil e 500 euros, que era para ter sido pago no dia anterior, quinta-feira, não o foi. De acordo com o presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa a razão porque este pagamento não foi efectuado "tem a ver com questões burocráticas de transferência de dinheiro para a conta da empresa". Luís Garra adianta também que o salário do mês de Julho vai ser pago até dia 8 de Agosto. Relativamente ao subsídio de férias, o dirigente sindical afirma que "não foi um assunto discutido" no plenário realizado na empresa na manhã de quinta-feira. Quanto à comissão sindical (ver edição do NC de 19 de Julho), Garra declara que esta "tem funcionado plenamente" e que "cumpre os objectivos para os quais foi criada".
Recorde-se que os 550 empregados da empresa de confecções, sediada no concelho de Belmonte, ainda não tinham recebido os dois últimos ordenados. Depois de uma reunião com a administração da Carveste, que teve lugar no dia 16 do mês passado, os trabalhadores aceitaram continuar a laborar com a garantia de que o resto do salário de Junho fosse pago até ao fim da semana passada. De recordar ainda que a gerência da empresa já tinha efectuado o pagamento de 150 euros do ordenado de Junho. Confrontado com o futuro da Carveste, Luís Garra diz "continuar a lutar". "Sou daqueles para quem a esperança é a última a morrer", remata.