No Verão, a pista de esqui tem atraído pouca gente
Skiparque de Manteigas
Fraca afluência nos meses de Verão


Por Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


Abertas desde oito de Dezembro do ano passado, as pistas de neve sintética de Manteigas, das maiores da Europa, têm tido fraca adesão. Situada a dez quilómetros a norte de Manteigas, a pista conta com 360 metros para a prática do esqui e com 150 metros para os amantes de snowboard.
No período de Inverno a lotação esteve quase sempre esgotada. Mas o mesmo não se verifica no primeiro Verão em que está a funcionar. O mês de Junho foi bastante fraco no que diz respeito à prática de esqui. O Skiparque tem tido mais afluência no Parque Aventura, que engloba actividades de desportos de aventura, como o paint-ball, a BTT e o salto elástico, único no país, entre outras actividades. Carlos Rodrigues, administrador da Skiparque, da Turistrela, garante que ao fim de semana têm cerca de 400 a 500 visitantes, mas praticantes são na ordem dos 150.
Carlos Rodrigues afirma ainda que este primeiro ano serve de "teste", mas que para Agosto e Setembro "as expectativas são para melhorar". Artur Costa Pais, presidente da Turistrela, em afirmações ao NC de 20 de Dezembro, considerou esta estrutura de grande importância, "não só para o desporto, em si, mas também para a fixação de turistas e para a economia regional, uma vez que poderá haver mais fluxo de estadias nos hóteis e na restauração".
O Skiparque está dotado de parque de campismo, casas rústicas para turismo rural, restaurante e snack bar. O administrador assegura que todas estas infraestruturas estão a funcionar bem e que a adesão tem sido boa.
Contactado pelo NC, José Manuel Biscaia, presidente de Câmara Municipal de Manteigas, não quis fazer comentários sobre este assunto, remetendo as respostas para a administração do Parque.