Os resultados da recuperação da zona histórica já estão à vista em muitas habitações

Visita a Sobral de São Miguel
Aldeia onde o xisto predomina

Sobral de São Miguel é a primeira freguesia do concelho da Covilhã a integrar a rede de aldeias históricas. A ideia foi anunciada por Carlos Pinto numa visita oficial à localidade onde os acessos continuam a ser a principal carência.

Por Catarina Rodrigues


Criar uma rede de aldeias históricas no concelho é um dos objectivos de Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã. O autarca visitou Sobral de São Miguel no dia 1 de Agosto e revelou que esta é a primeira aldeia onde estão a ser desenvolvidos trabalhos de intervenção. A ideia é recuperar a zona histórica e obter um acabamento uniforme em xisto em todas as habitações.
No âmbito do Programa Específico de Recuperação de Imóveis Degradados (PERID) já foram reconstruídas 36 casas e foram submetidas mais 13 candidaturas à Câmara Municipal também aprovadas. Todos os projectos incidem na zona antiga da aldeia. O resultado está à vista e são já muitas as habitações que se identificam entre si pelos acabamentos em xisto que começa a ser a imagem de marca da localidade.
Carlos Pinto afirmou que Sobral de São Miguel vai ser "a primeira freguesia a dispor do esforço da autarquia no orçamento do próximo ano" para a criação da rede de aldeias históricas.
Em relação às casas que ainda não estão em xisto vai ser feito um trabalho de sensibilização dos proprietários. O presidente da edilidade considera que "as habitações ao serem integradas no acabamento genérico em xisto ficam valorizadas".

"É complicado vir a Sobral de São Miguel"

A piscina fluvial foi uma das obras visitadas pelo presidente da Câmara

Para Jorge Silva, presidente da Junta de Freguesia, as principais carências da aldeia prendem-se com as acessibilidades. "É complicado vir a Sobral", salienta. A distância que separa a freguesia da sede do concelho é um factor que conduz ao isolamento. Jorge Silva refere que está a sensibilizar a autarquia e outros organismos no sentido de Sobral de São Miguel ser facilitado pelo IC6 ou pelo IC7. Esta situação "permitiria", segundo o presidente da junta "desenvolver todo um conjunto de actividades económicas".
Mas, o turismo vai ser sempre a grande aposta da freguesia . Jorge Silva considera que "com a zona histórica recuperada existirão grandes condições para cativar as pessoas".
A piscina fluvial e o parque desportivo foram dois dos locais visitados por Carlos Pinto. O presidente da Câmara mostrou-se satisfeito por verificar que a primeira fase das obras está praticamente concluída. O parque desportivo conta com um piso sintético apto para praticar ténis, futsal, voleibol, futebol e futuramente basquetebol. A piscina fluvial é nesta altura o local mais concorrido da aldeia já que segundo Jorge Silva dispõe de "águas límpidas e sem qualquer tipo de poluição".