Para o presidente da junta, Rui Rocha, esta situação traz prejuízos acumulados para o parque de campismo
Praia Fluvial de Valhelhas
Salmonelas não impedem banhos

Os visitantes da Praia Fluvial de Valhelhas continuam a tomar banhos, apesar da interdição. A adesão é mais fraca e as salmonelas ainda contaminam as águas.

Por Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


As análises feitas pela SubRegião de Saúde da Guarda à água na Praia Fuvial de Valhelhas continuam a dar os mesmos resultados. As salmonelas ainda contaminam as águas da praia que mais público atrai no Verão, mas quem lá vai não resiste a um banho, apesar da interdição.
Rui Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Valhelhas considera que "o grande problema prende-se com a ingestão da água", o que não impede os visitantes daquela praia fluvial de se refrescarem.
Rui Rocha garante que a "adesão não é como antigamente, mas ainda há muita gente". O parque de campismo continua a funcionar, mas também com menos afluência.
O presidente da Junta relembra ainda que esta situação está a trazer "milhares de euros de prejuízos", porque os investimentos que foram feitos não estão a ser rentabilizados.
As bactérias foram encontradas por volta do dia 12 de Julho quando a SubRegião de Saúde da Guarda efectuava análises a uma parte do Rio Zêzere. Na altura o aparecimento de salmonelas foi relacionado com a descarga de esgotos por tratar. Em declarações ao NC a 12 de Julho, Rui Rocha afirmou qur iria recorrer a todas as autoridades para apurar responsabilidades.